trabalho na escola

Na última terça-feira,(03 de Setembro), o Programa Saúde na Escola e a Unidade de Saúde da Família (USF) João Bezerra realizaram uma ação com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Florentino Menezes (no Mosqueiro). O objetivo foi realizar avaliação nutricional, triagem oftalmológica, avaliação de saúde bucal e atualização do cartão de vacina de 124 alunos. A ação contou com a parceria dos enfermeiros do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) e dos estudantes de Nutrição da Fase (Faculdade Estácio de Sergipe).

A professora do curso de Nutrição da Fase, Jamile Costa, explicou que a parceria com o Programa Saúde na Escola é importante para mostrar aos alunos os principais cuidados com a alimentação. “Estamos desenvolvendo atividades com o PSE , fazendo análise do peso e altura dos alunos para saber se estão em situação de obesidade ou desnutrição. Fazemos atividades lúdicas e jogos falando sobre alimentação saudável para passar os dez passos da alimentação e também para falar sobre as dietas da moda, que são muito usadas pelos adolescentes. Essas ações são importantes pois temos que explicar a eles como obter o corpo desejável sem prejudicar a saúde, já que estão em fase de crescimento”, explica.

O médico da Unidade João Bezerra, Rubens Carvalho, realizou exames oftalmológicos para detectar quais os alunos que possuem problemas de visão. “O objetivo é fazer uma triagem nos alunos realizando testes, pois o que dificulta o rendimento do aluno na escola é a deficiência visual. Estamos selecionando os alunos com suspeitas de patologias oculares. Esta ação é importante, pois diminui os riscos dos alunos demorarem a descobrir que possuem algum problema na visão”, afirma.

De acordo com Laíze Félix, enfermeira do Provab, foram atendidos 49 alunos pela manhã e 75 alunos a tarde. “Pela manhã, as atividades foram realizadas para os alunos do pré-escolar e do primeiro ano, e a tarde examinamos os adolescentes. O programa atua em várias escolas em parcerias com as unidades de saúde para melhorar a saúde dos estudantes. Além disso, realizamos sensibilização nas Unidades do município, apresentando como são feitas as ações nas escolas e capacitando os profissionais da educação”, diz.

A enfermeira Laíze Féliz ainda explica que os alunos atendidos pelo PSE que estiverem com algum problema de saúde, serão encaminhados a Unidade para realizar os exames necessários.

Fonte: SECOM Aracaju