lixo2editada

Sensibilizar a população aracajuana quanto à importância do consumo responsável para o desenvolvimento sustentável. Este é um dos objetivos do projeto “Consumo Consciente”, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que nesta 2ª edição dá ênfase à “Pegada Ecológica”, ou seja, mostrar como cada cidadão pode ser um agente transformador da sociedade por meio de seu ato de consumo.

O evento acontecerá nesta quarta-feira, 6, entre os calçadões das ruas João Pessoa e São Cristóvão, no centro de Aracaju, numa parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Energisa.

Qual a marca que você quer deixa no ambiente?

“É preciso mostrar para a população em geral que atos de consumo têm impactos significativos na sociedade e no meio ambiente”, alerta a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Alana Vasconcelos.

O Ministério do Meio Ambiente descreve um consumidor consciente como aquele que, entre outras características, tenta maximizar as consequências positivas e minimizar as negativas de suas escolhas de consumo não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.

A equipe de Educação Ambiental da Sema, através de diversas atividades no dia 6, vai mostrar como maximizar o uso dos produtos consumidos, mostrando produtos feitos de materiais recicláveis, como brinquedos confeccionados a partir de garrafas pet, rolos de papel higiênico, peças de decoração recicladas, etc.

Sensibilização

A Sema deverá informar à população os ecopontos municipais e tentar sensibilizar a população para boas práticas ambientais, tais como, a horta vertical, os coletores de óleo e os coletores de pilha. Também haverá um ponto de recolhimento de materiais eletroeletrônicos e serão distribuídos materiais informativos, além de jogos e dinâmicas ambientais e uma Re-Enactment da performance de Thalita Calixto.

O projeto contará com o apoio da Energisa e da Deso, que estarão prestando diversos serviços. A Energisa estará desenvolvendo palestras sócio-educacionais, cadastramento de pessoal no “baixa renda” e negociação de débitos. Documentos necessários para o cadastro: conta de energia, NIS, RG e CPF do titular do NIS, e conta de energia, RG e CPF do titular da conta, respectivamente.

A Deso também dará apoio realizando atividades como: exposição dos recipientes para coleta seletiva e banners do trabalho socioambiental da Deso; distribuição de panfletos informativos e educativos sobre a importância da água e do esgotamento sanitário; e uma apresentação musical do coral da Deso às 14h.

                                                                                                                                                               Fonte: Prefeitura de Aracaju