Fortalecer o turismo fluvial do Estado

O secretário Adilson Junior esteve com a equipe técnica do Prodetur/SE da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Planejamento do município de N. Sra. do Socorro para analisar a viabilidade do projeto de urbanização da Orla do povoado Porto Grande, no município de Nossa Senhora do Socorro e da construção de um acesso da BR-101 ao povoado.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Adilson Junior, os projetos prometem valorizar a região e estrategicamente, fortalecer o turismo fluvial, possibilitando mais um roteiro entre Aracaju/Socorro. Todos os recursos poderão ser procedentes do Prodetur/SE com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O turismo nos municípios é viável e tem futuro, principalmente, o fluvial. O estado possui uma vasta bacia hidrográfica e com isso temos a intenção de aumentar o setor de turismo e, assim, aumentar o emprego e a renda das famílias, essa é nossa política. Logo, a importância da nossa vinda a Socorro para dar todo o apoio aos projetos,? frisou Junior.

“Estamos na fase inicial do inquérito, ainda no plano das hipóteses”, adiantou o secretário municipal do Planejamento, Gleidson Oliveira. Para o coordenador do Prodetur/SE, Anderson Renê, as questões avaliadas são muitas, mas as ambientais são uma preocupação constante e fundamental para o andamento de um projeto. “A partir da conclusão dos estudos de impacto ambiental, é que iremos avaliar se todos os detalhes foram contemplados, caso contrário solicitaremos maiores detalhamentos”.

Para Roseval Santos (Neném), ex. mestre obra e proprietário de um bar na Orla Porto Grande, há 26 anos, esse projeto virá para melhorar o turismo na região. ?Mais de três mil pessoas circulam por aqui, durante a semana, e com este projeto só iremos aumentar esse fluxo. Quem vai ganhar é o município que vai aumentar a sua renda, e o povo que poderá contar com um espaço, bonito e limpo para o seu lazer?.

Projeto

No projeto, estão previstas ações como implantação de um espaço reservado para caminhadas, quiosque de informação turística, postos salva-vidas e policial, palco, mirante, áreas com equipamentos de ginástica, reestruturação da iluminação, paisagismo, iluminação , reestruturação de um atracadouro, e um amplo estacionamento.

Fonte: EMSETUR