Projeto desenvolvido pelo Shopping Jardins, em Aracaju, estimula a coleta seletiva e gera emprego e renda, menor impacto no meio ambiente e menos resíduos sólidos

jardins 1

Na semana em que o mundo está voltado para as questões ambientais, o Shopping Jardins alerta a sociedade sergipana para os cuidados diários que devemos ter com o planeta e convida todos a realizarem a coleta seletiva dos resíduos. Em casa, o primeiro passo é separar o lixo orgânico (restos de alimentos e bebidas, plantas e papéis molhados) do inorgânico (papéis secos, plásticos, vidros, metais). Para seguir em frente na coleta seletiva é importante saber o que é reciclável e o que não pode ser descartado em nossos aterros sanitários.

jardins 2

Via de regra, vidros (garrafas, frascos de produtos alimentícios, remédios, produtos de limpeza, perfumes, copos), plásticos (garrafas, tampas, embalagens de produtos alimentícios, xampu, produtos de limpeza), metais (latas e tampas de bebidas, conservas, arames, grampos, fios, pregos, marmitas, tubos de creme dental, alumínio, cobre) e papéis (revistas, jornais, caixas de papelão) são recicláveis. Já espelhos, vidros de boxes, janelas, portas, automóveis, cristal, lâmpadas, ampolas de remédios, formas e travessas de vidro temperado, papel celofone, embalagens longa vida, espuma, fraldas descartáveis, embalagens a vácuo, pilhas normais e alcalinas, latas enferrujadas, papel higiênico, guardanapos sujos, copos siliconados, papéis laminado, plastificado como embalagem de biscoito e papel carbono não podem ser reciclados e devem ter uma destinação adequada.

jardins 3Vale lembrar que todo material reciclado deve ser limpo antes de armazená-lo. Após separar adequadamente o lixo, basta ficar atento ao dia e horário em que os caminhões do Programa de Coleta Seletiva do seu município passam no seu bairro ou então entregar, semanalmente, os recicláveis nos pontos de coleta instalados na cidade.

Em Aracaju, o Shopping Jardins desenvolve o projeto Descarte Solidário, que além de ajudar a população a dar um destino adequado aos resíduos, beneficia mais de 100 famílias atendidas pela Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju. No centro de compras instalado no bairro Jardins, há coletores para o descarte de pilhas, baterias, óleo de cozinha, metais, vidros, plásticos, papéis, eletroeletrônicos de pequeno porte.

No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado no estacionamento ao lado do G.Barbosa, há caixas para o recolhimento de pilhas e baterias, óleo de cozinha (que deve estar armazenado em garrafas pet), metais, vidros, plásticos e papéis. Na parte interna do mall, ao lado da Riachuelo e próximo à Portaria D, o público conta com um ponto de coleta de pilhas e baterias e outro de eletroeletrônicos, onde é possível depositar celulares, notebooks, monitores e equipamentos de pequeno porte. Já o descarte de papéis, cadernos, revistas e jornais velhos também pode ser realizado nas caixas instaladas ao lado da livraria Escariz e próximo ao G.Barbosa.

jardins 4

Todo material recolhido é destinado à Care, que separa os materiais passíveis de venda e confere uma destinação adequada aos demais componentes. Com a participação efetiva de toda a sociedade, o projeto Descarte Solidário gera emprego e renda, menor impacto no meio ambiente e menos resíduos sólidos. Somente de janeiro a abril de 2016, foram coletadas 89,54 toneladas de papel e papelão, 11,20 toneladas de plástico, 3,35 toneladas de vidro e 2,60 toneladas de alumínio. Isso equivale dizer que, durante esse período, 1.970 árvores foram preservadas; 8.775 m³ de água e 225,91 Mw de energia elétrica foram economizados e cerca de 277 toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidas para atmosfera.

E você é parte fundamental para o sucesso desta iniciativa. Convide a sua família, amigos e vizinhos a também contribuírem com o Descarte Solidário. Vamos juntos continuar cuidando do nosso planeta e contribuindo para um mundo mais sustentável. São atitudes assim que geram vida!

Sementes no Jardins

Em comemoração ao Dia do Mundial do Meio Ambiente, o Shopping Jardins compartilha vida e convida o público a adotar atitudes em benefício do nosso planeta. Além de disponibilizar caixas coletoras para o descarte de pilhas, baterias, óleo de cozinha, metais, vidros, plásticos, papéis e eletroeletrônicos de pequeno porte, o centro de compras estimula a preservação ambiental através da doação de sementes de plantas nativas.

Neste domingo, 5, o Instituto Bioterra vai estar em frente à C&A distribuindo sementes e orientando o público quanto ao plantio. Um importante passo para, juntos, semearmos vida e construirmos uma cidade mais verde e sustentável.

 

 

 

 

 

Fonte: Lotti + Caldas Comunicação