praca da juventude   foto ana licia menezes 2

O “Projeto Praça Limpa” vem realizando desde março, em 34 praças de Aracaju, ações de limpeza e combate a roedores, morcegos e insetos (como o percevejo, mosquitos, barbeiro e barata d’água, além de animais peçonhentos), garantindo ambientes mais limpos, protegidos e saudáveis para a população de 20 bairros da capital. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Aracaju (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e tem o objetivo de evitar a presença de roedores, formigas que comem a folhagem das plantas, cupins, além de garantir melhores condições de lazer para os moradores.

“Iniciamos o projeto no mês de março e trabalhamos até junho visitando 34 praças mensalmente, totalizando 157 visitas. Por conta do período chuvoso, onde a aplicação dos produtos tem pouca eficiência, houve uma parada, mas os trabalhos já foram retomados para garantir maior limpeza e comodidade à população”, explica José Bonfim, supervisor das ações de combate às endemias do CCZ.

Para selecionar as localidades nas quais são efetuadas as ações de desratificação e combate a insetos foi feito um levantamento de todas as praças de Aracaju e observados alguns critérios. “Catalogamos mais de 200 praças, destacamos 34 e percebemos que algumas delas precisavam dessas ações, pois tinham quiosques e restaurantes e nem todos os proprietários tinham o cuidado necessário com as condições de descarte e cuidado com o lixo e isso atraía ratos”, conta José Bonfim.

Os proprietários dos estabelecimentos localizados nestes ambientes também recebem conscientização constante. “Fazemos um trabalho de conscientização com os proprietários dos quiosques para explicar o motivo de ter ratos nos locais, explicar como descartar o lixo e manter o ambiente limpo. Depois disso o ambiente melhorou bastante, pois em muitas praças estávamos perdendo árvores importantes por causa desses animais”, disse o supervisor.

“Tem praça que melhorou tanto que não precisa ser visitada mensalmente, apenas monitorada, porque os restaurantes não estão mais presentes ou a população está mais consciente. Aí aumentamos o prazo e vamos sempre monitorando. O trabalho acontece de forma rápida, pois já conhecemos as tocas e locais. Algumas dão mais trabalho pelas grandes dimensões”, completou José Bonfim.

Praças contempladas

O Projeto já esteve nas praças do Mercado Municipal, Ulisses Guimarães, Franklin Roosevelt, Tiradentes, Dom José Thomas, Osvaldo Mendonça, Etelvino, Alves Lima, praça do Centro de Criatividades, Praça dos Expedicionários, praça do Campo Adolfo Rollemberg, Maria Quitéria (em frente ao 28 BC), Carlos Hergmam (em frente ao Colégio Purificação), Santa Lúcia, Sol Nascente, Dom Vicente Távora, Dr. Pedro Garcia Moreno, Oliveira Belo, Praça da Juventude, e Praça Major Edeltrudes Teles no Conjunto Augusto Franco.

Lembrando que este tipo de limpeza ocorre em locais públicos e os servidores não estão instruídos a entrar na casa das pessoas, mas os agentes podem passar instruções de como evitar essas pragas.

Fonte: SECOM Aracaju