O projeto Praia Limpa será realizado em Aracaju neste domingo (29) com o tema ‘Não deixe seu lixo na areia’. A ação que é realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Aracaju (Sema), foi desenvolvido pelo setor de Educação Ambiental e ocorrerá na Orla de Atalaia, das 9h às 16h, próximo aos arcos com o objetivo de sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira.
O projeto Praia Limpa está embasado na lei n. 4.800/2016, idealizada pela ex- vereadora de Aracaju, Lucimara Passos. A lei consiste na obrigatoriedade da utilização de cestos de lixo, por parte de todos que realizam algum tipo de comércio na faixa litorânea, desde pequenos ambulantes a grandes bares.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, a prefeitura conta com a participação da população aracajuana e reafirma o compromisso de todos em prol da conservação das praias. “Nossas praias merecem ser conservadas, pois são alguns dos principais cartões postais da nossa cidade. Então mantê-la limpa é deixá-la ainda muito mais bela. Por isso, é necessária a participação, não só do poder público, mas também de toda a sociedade”, garante.
Atividades
As intervenções do projeto começam nesta sexta-feira (27) com os tótens educativos na extensão da Orla da Atalaia e no sábado (28), com um guindaste será içado com uma grande quantidade de resíduos com o objetivo de expor para a população a dimensão de todo o lixo que é jogado diariamente nas praias.
No domingo (29), seguindo o propósito do slogan do evento: ‘Praia linda é praia limpa’, o projeto contará com diversas atividades durante o dia. A partir das 9h30 ocorrerá uma blitz educativa com o apoio da SMTT e da Mix FM. Os motoristas que transitarem pelo local serão abordados e orientados pela equipe da Sema sobre a importância da conservação das praias. Com a sua permissão, adesivos serão fixados em seus carros.
Ainda durante a manhã, acontecerão outras atividades, como exposição de dados sobre a mortandade marinha causada pelos resíduos sólidos, serviços de saúde oferecidos pela SMS, exibição de escultura de areia, oficina de percussão para as crianças e atividades esportivas. Já durante à tarde haverá limpeza simbólica da praia realizada pela equipe da Sema. O objetivo é também contar com a participação de alunos, banhistas, surfistas e demais visitantes. Finalizando a programação de atividades, ocorrerá a inauguração do monumento ecológico confeccionado com 10 mil garrafas pet e, por fim, a soltura de tartarugas.
“É importante promover essa sensibilização, principalmente em um lugar bastante frequentado pelos aracajuanos, que é a praia. Através destas ações, o nosso objetivo é que também surjam atitudes simples, por parte dos frequentadores e comerciantes, que podem diminuir a poluição das águas e a mortandade de animais marinhos, declara a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.
Continuidade
De acordo com o secretário Augusto Cesar Viana, a proposta é expandir o projeto Praia Limpa e realizá-lo durante todo o ano, fazendo um alerta a população sobre a sensibilização ambiental por meio de tótens educativos e outras ações, como esquetes teatrais em bares e restaurantes.
“A ampliação do Praia Limpa é de suma importância para aprimorarmos a percepção dos aracajuanos quanto ao seu papel na conservação do meio em que vive e freqüenta, como é o caso das praias. Elas precisam entender que é muito simples guardar o lixo que produz e jogá-lo em uma lixeira mais próxima, ao invés de deixar na areia”, enfatiza Augusto Cesar Viana.
Fonte: Assessoria de Imprensa