Fotos: Walter Martins
Contando com a participação de cerca de quinze escolas da rede municipal, só na manhã desta quinta-feira, 7, e apresentação da banda dos alunos da EMEF Olga Benário, foi aberta oficialmente a 3ª edição da Feira de Possibilidades, evento promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), que acontece até amanhã, sexta-feira, 8, das 8h às 17h, na quadra da Associação dos Empregados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária).
A secretária municipal da Educação, professora Marcia Valéria Lira Santana, explicou que este tipo de feira tem a finalidade de oferecer para as equipes diretivas, professores, alunos, pais e toda a comunidade das escolas da rede municipal uma diversidade de projetos que agregam conhecimentos e oportunidades para atenderem ao Pacto de Gestão das unidades para serem aplicados no Projeto Pedagógico.
“Nesta gestão do prefeito João Alves Filho, em 2013, criamos o Pacto de Gestão onde os diretores de escolas são eleitos e assinam o pacto que prevê o cumprimento de metas a serem atingidas. Neste pacto, há projetos específicos de ponta. E esta feira é uma oportunidade para que conheçam os diversos experimentos que são apresentados pelos órgãos parceiros aqui presentes com seus stands”, salientou.
Marcia Valéria destacou ainda, que as equipes diretivas das escolas municipais que atingem as metas, os projetos estabelecidas no Pacto de Gestão têm direito ao décimo quarto salário como premiação. Ela concluiu, reafirmando que a Feira de Possibilidades é uma oportunidade das equipes conhecerem diversos projetos educativos para serem inseridos no Projeto Pedagógico de cada escola.
Confirmando a informação da secretária, a coordenadora pedagógica da EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) Professor Nunes Mendonça, Cristiane da Silva Costa, disse que a Feira de Possibilidades é enriquecedora para que os alunos e as equipes diretivas possam verificar e conhecer e incorporar no Projeto Pedagógico as ações e inovações apresentadas nos stands.
“Essas inovações servirão na prática para um aprendizado mais prazeroso dos alunos”, garantiu Cristiane da Silva, acrescentando que na primeira e segunda edições da referida feira, a escola pode conhecer projetos excelentes, por exemplo, em termos de alimentação saudável, e que muitos projetos foram incorporados pela escola.
Expositores explicam os projetos
O chefe geral da Embrapa, Manoel Moacir Costa Macêdo, disse que a empresa participa da Feira de Possibilidades com a proposta de apresentar para os alunos e equipes diretivas stand educativos sobre as ações e pesquisas desenvolvidas pelo órgão. “A Embrapa tem várias responsabilidades, seja de produtos, temas específicos ou eco-regional, pois criamos e geramos conhecimentos para o sistema produtivo”, explicou.
Ele destacou que, no caso da Embrapa em Sergipe, chamada de Tabuleiros Costeiros, ela trabalha com a cultura do coco mantendo um equipequalificada. Mas não é só isso, também maneja com a cana-de-açúcar que também é uma cultura importante para o Estado de Sergipe. “Geramos ainda, conhecimentos na produção de grãos de milho e citro, pois atuamos em cinco municípios com ações experimentais”, afirmou.
Já Daniela Carvalho, coordenadora de mobilização da Joy Street, disse que nesta 3ª edição da Feira de Possibilidades, a empresa está apresentando para as unidades de ensino da rede municipal uma novidade, o Plinks, que é uma plataforma digital que atende estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, onde mobilizações são feitas. “Este produto é pioneiro e está sendo lançado aqui em Aracaju”, enfatizou.
A Polícia Militar de Sergipe também marca presença na Feira com o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). O sargento Prado disse que estão sendo apresentadas para os alunos as ferramentas para auxiliar as escolas, como os programas que mostram os riscos e desafios. “Estamos à disposição para aplicar o Proerd nas escolas, basta enviar um ofício para o Comando da PM”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Aracaju