O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, participa em Brasília, ao lado de diversos gestores culturais do país, de um fórum que discute o atual cenário das políticas públicas voltadas à cultura no Brasil. No encontro, que segue até esta terça-feira, 29, será entregue ao atual ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão, o documento “Quero Cultura”, oriundo de manifestos do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Municípios Associados e do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura a favor do desenvolvimento cultural brasileiro.
Este é o primeiro encontro dos fóruns ligados à cultura. Participam da entrega do documento mais de 50 dirigentes e autoridades da cultura no Brasil representando todas as regiões, estados e municípios. O encontro servirá também para discutir o atual cenário das políticas públicas voltadas à cultura no Brasil.
“O documento aponta alternativas para ampliar os investimentos na área e trata de muitas questões que travam o fazer cultural neste momento, como contingenciamento financeiro aplicado na área. Trata-se de defender a cultura. Essa unidade nos dá um maior poder de negociação para destravar essa porta que se fechou em todo o país, prejudicando diversos projetos culturais”, explica Silvio Santos.
O presidente da Funcaju afirma que o documento propõe saídas para a inércia que toma conta do ministério. “Os gestores estão aqui em Brasília mostrando ao ministro que essa paralisação prejudica a todos”, observou. O encontro está sendo realizado na Biblioteca Nacional de Brasília, localizada na Esplanada dos Ministérios. Nesta terça-feira, haverá um encontro com o ministro Sérgio Sá Leitão para discutir o futuro e o destino do próprio Ministério da Cultura. Antes da reunião com o ministro Sérgio Sá Leitão, que também ocorrerá na Biblioteca Nacional de Brasília, os integrantes dos dois fóruns participarão de uma segunda reunião conjunta.
Fonte: Assessoria de Imprensa