Os estudantes que tiveram suas bolsas de residência cortadas continuam ocupando o prédio da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão. Segundo a coordenação geral do conselho de residentes, a ocupação será mantida por tempo indeterminado e nesta terça-feira (26) os universitários devem continuar a negociação com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest).
De acordo com a coordenadora geral do conselho de residentes, Mayara Santana, mais de 200 bolsas e auxílios foram suspensos e só nessa segunda-feira (25) os beneficiários tiveram acesso à justificativa. Ela reclama da falta de negociação. “Com o reitor não tem diálogo”, afirma.
Além desses, com os cortes no recadastramento do programa de Residência Universitária cerca de 60 estudantes têm até o dia 03/08 para saírem de suas residências. .
De acordo com a UFS, estão ocupados o Gabinete do Reitor e do Vice Reitor, a Procuradoria Geral (PGE) e as salas das assessoriais especiais, incluindo o Escritório de Fiscalização de Contratos (Efiscon). Com isso, alguns serviços, a exemplo da emissão de portarias do GR (incluindo as de nomeação de servidores) e assinatura de diplomas, estão paralisados.
Em nota, a instituição afirma que a ocupação ocorreu antes do início de qualquer negociação e nesta segunda, os alunos foram recebidos pela Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Lúcia Aranha. “Contrariamente ao divulgado pelo movimento estudantil, o número de estudantes desligados do Programa de Residência Universitária não foi de 54, mas 21. Após o estudo caso-a-caso por parte da equipe técnica da Proest, verificou-se que os estudantes foram desligados do Programa de Residência Universitária pelos seguintes motivos: Colou grau; Não fizeram adesão ao cadastro único; Tiveram problemas com a documentação comprobatória; Tiveram desempenho acadêmico abaixo dos requisitos legais.”
Ainda segundo o documento, a equipe técnica da Proest está estudando se há casos passíveis de reavaliação, desde que não firam a lisura do processo de seleção e recadastramento. A UFS divulgou ainda outros esclarecimentos sobre o edital do programa de Residência Universitária. Confira aqui.