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Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) voltaram a enfrentar problemas estruturais e administrativos no Restaurante Universitário (Resum). Por motivos ainda não declarados oficialmente, a empresa ?Boa Mesa?, antes responsável por fornecer as refeições para a comunidade estudantil, decidiu cessar o serviço independente de respeitar, ou não, as cláusulas firmadas em contrato. O comunicado foi apresentado à reitoria da UFS na última sexta-feira, 10, e, para insatisfação dos estudantes e professores, na manhã de ontem o local já se encontrava fechado. Apesar dos evidentes transtornos causados com a suspensão do fornecimento, a Boa Mesa solicitou junto a UFS uma possível: ?rescisão amigável de contrato?. O pedido foi negado imediatamente.

Conforme informado pela instituição federal, a empresa que venceu a licitação estava enfrentando problemas financeiros com outros contratos, extra UFS. Isso teria contribuído para que a direção da Mesa Brasil avaliasse necessário o cancelamento imediato deste trabalho, independente se a universidade teria capacidade técnica e tempo suficiente para suprir a demanda em menos de 48 horas. De acordo com o procurador federal Paulo Celso Rego Leó, a rescisão amigável com a empresa Boa Mesa não é possível, já que ela não seguiu os prazos legais para o pedido, o que implicará multa e outras penalidades previstas na lei de licitações. O tipo de punição não foi revelada no momento.

Diante desta nova problemática, os estudantes criticam a administração da universidade e exigem atuação rigorosa por parte dos órgãos de fiscalização. Para Jonathan Matheus, estudante de direito, se houve contratempos para a comunidade universitária e as clausulas não foram devidamente respeitadas, é fundamental que ações judiciárias sejam impetradas a fim de evitar que este problema volte a ocorrer. ?Parece que enterraram uma cabeça de bode e uns despachos aqui no restaurante. O local precisa de melhorias e ainda por cima a empresa que fornecia uma refeição boa decide parar as atividades. Espero realmente que esse pedido de acordo não seja aceito. Isso daria condições para que outras empresas façam o mesmo e deixe todos na mão?, declarou.

Pegos de surpresa, os estudantes estranharam a medida adotada pela Boa Mesa já que nenhum comunicado direcionado aos acadêmicos/clientes foi apresentada com antecedência. Aqueles alunos que por ventura utilizam o espaço diariamente encontraram problemas ontem para se alimentar. Diante da situação agravadora, a perspectiva é que o impasse continue prejudicando a todos nos próximos dias. ?Vocês realmente acreditam que alguma mudança muito rápida seria feito aqui. Nos últimos anos o Resum vem passando por melhorias, isso é fato, mas não podemos negar que agilidade e eficiência de todo o tramite aqui ainda representa uma realidade muito longe de ser alcançada?, declarou a estudante de Ciências Contábeis, Ana Stela Reis.

Compartilhando com as declarações da futura contadora, a bacharel em Publicidade e Propaganda Luíza Martins Silva lamentou a ocorrência e exige atuação rigorosa por parte da reitoria. Para ela, é inadmissível que os estudantes, mediante outros problemas enfrentados diariamente, agora tenham que enfrentar mais este transtorno. ?Estamos cansados de tanta falta de profissionalismo aqui nesse Resum. Observem quantas queixas não foram feitas nos últimos anos aqui. Concordo com a colega quando ela fala que muita coisa melhorou, mas esse tipo de problema parece nunca ser solucionado. Parar de fornecer assim, do nada? Estamos de camarote esperando ver quais medidas paliativas serão adotadas pelo reitor?, disse.

Solução ? Conforme declarado pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal, a segunda empresa colocada na licitação para prestação do serviço seria notificada ainda na sexta-feira passada para que pudesse assumir o fornecimento das refeições em caráter de urgência. O reitor em exercício, André Maurício, vice-reitor da UFS, afirmou que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis, dentro dos trâmites legais, para resolver o problema da melhor forma. ?Estamos tratando a situação com a urgência que ela exige, de modo que isso traga o menor transtorno possível aos nossos estudantes?, alegou. Até o final da tarde de ontem não foi apresentada nenhuma data referente ao reinício deste serviço público.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)