REUNIAO

A Secretária de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Sergipana do Turismo (Emsetur) realizaram a primeira reunião para definir a programação em comemoração ao Dia internacional do Turismo, que terá como tema neste ano: ?Turismo e Desenvolvimento Comunitário?. O evento que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro contará com palestras, mesa redonda, feirinhas e uma visita técnica em uma comunidade que desenvolve o turismo comunitário.

Durante a reunião foi definido que todas as atividades continuem sendo realizadas de forma conjunta. Segundo os representantes das entidades presentes, Graça Santa Barbara (Sest/Senat), Bejanine Abadia (Fase), Cristiane Alcântara (UFS), José Roberto Lima de Andrade, Kim Moura, Veruska Chaves e Carlos Nascimento (Emsetu), o turismo é uma peça fundamental de desenvolvimento econômico e o tema neste ano mostra exatamente isto. ?A programação do Dia Internacional do Turismo é voltada para mostrar o progresso comunitário no campo do turismo e deve ter em vista o desenvolvimento equilibrado, o qual seja sustentável e respeitoso em três áreas: econômico, social e ambiental?, dizem.

Para os gestores do Turismo sergipano, o tema neste ano, ?Turismo e Desenvolvimento Comunitário? é um assunto que mostra a importância do envolvimento da comunidade através do turismo para o desenvolvimento econômico de uma região. ?O turismo é uma cadeia produtiva que deve beneficiar principalmente o desenvolvimento da população local?, destaca o secretário de Estado, Adilson Junior. Segundo José Roberto de Lima Andrade, presidente da Emsetur, é fundamental que exista a participação da população onde está sendo desenvolvido o turismo, para que haja benéficos à própria comunidade. ?Somente com a integração da sociedade local que o turismo poderá cumprir os seus benefícios econômicos, sociais e culturais, em particular, no que diz respeito à criação direta e indireta de emprego?.

Parcerias

O evento é uma realização Setur e Emsetur em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Faculdade de Sergipe (FASE), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fonte: EMSETUR