A mostra, que brinda os 60 anos da chegada do Fusca ao Brasil, acontece no RioMar Aracaju e faz parte da programação alusiva ao Dia dos Avós

 

 

Um dos queridinhos do mundo automobilístico, o Volkswagen Fusca, celebra 60 anos de Brasil em 2019. E para brindar esse momento tão especial, o RioMar Aracaju, em parceria com os Amigos do Fusca de Sergipe – AFUSE -, promove uma exposição com 13 automóveis fabricados entre as décadas de 60 e 70.

 

A exposição dos charmosos carrinhos, acontece de 19 a 28 de julho, no primeiro piso, em frente à Casa Alemã, e faz parte da programação que o shopping está preparando em alusão ao Dia dos Avós.

 

A abertura do evento irá contemplar o show de Igor Rodsi e Banda Vive, às 19h, no espaço do evento. A exposição ’60 anos do Fusca no Brasil’ conta com a parceria de Autopeças Macedo, Auto Sergipe e Suburbia.

 

Sobre o Fusca no Brasil

 

O modelo surgiu na Alemanha em 1935 e foi criado pelo engenheiro Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler que queria que o país tivesse carro popular e acessível ao povo.

 

Em janeiro de 1959 começava a produção nacional do veículo, que reúne em sua trajetória de sucesso uma série de curiosidades que fazem parte da história do Brasil e da indústria automotiva no país.

 

A fábrica em que o Volkswagen Fusca brasileiro era produzido continua em plena atividade até hoje em São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, a fábrica é responsável, entre outros modelos, pela produção do Polo e do Virtus.

 

A produção ininterrupta do Volkswagen Fusca no Brasil foi de 1959 até 1986. Após esse período, em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido.

 

O final definitivo do Volkswagen Fusca no Brasil ocorreu em 28 de junho de 1996, quando saiu oficialmente de linha. Para celebrar, ganhou uma série limitada batizada de Ouro, com 1.500 unidades. A produção, porém, continuou até 2003, pois ele ainda era fabricado em Puebla, no México.

 

Ao todo, foram produzidos 3,3 milhões de unidades do Fusca no Brasil nos dois períodos. Até os anos de 1970, ele já havia atingido 1,5 milhão de exemplares – melhor época do modelo.

 

No mundo todo, foram 21,5 milhões de unidades, o que coloca o modelo como um dos mais vendidos de todos os tempos, ao lado de carros como Volkswagen Golf e Toyota Corolla.

 

Releituras

 

O Volkswagen Fusca teve duas releituras modernas. Em 1998, a marca apresentou o New Beetle. Ele usava a mesma plataforma e motores de Golf e Bora. Sua produção durou até 2010.

 

Apresentado em 2011, já como modelo 2012, surgia o novo Beetle, a segunda geração moderna. Dessa vez, o carro adotaria um motor turbo 2.0 de até 211 cv. O câmbio era automatizado de seis marchas.

 

O nome seguiria a nomenclatura tradicional de cada país em que fosse vendido – como no original. No Brasil ele foi Fusca e no México, Vocho. Na França, usava o nome Coccinelle. Sem sucessor, o novo Fusca saiu de linha no final de 2018. Houve série Last Edition nas versões cupê e conversível.