A Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju) em parceria com o Centro São João de Deus, deu o pontapé inicial na temporada junina da Capital sergipana. No último sábado, 31, o Forró Caju começou na tradicional Rua de São João, que comemora em 2014, 104 anos de história.
“Hoje, começa oficialmente o Forró Caju e a Rua de São João faz parte da programação dos festejos juninos de Aracaju. Durante 18 dias sergipanos e turistas vão conferir o autêntico forró, além de ter a oportunidade de assistir os passos sincronizados das quadrilhas”, comentou o secretário de Cultura, Manoel Viana.
Na abertura a população pôde conferir as apresentações da Quadrilha Chapéu de Couro e dos grupos Pavio do Forró, Skama de Peixe e a habitual troca do Mastro que aconteceu durante o evento. Já no domingo as bandas Batista do Arcodeon e Trio Pega Na Rua fizeram a festa juntamente com a abertura do Concurso de Quadrilhas. No total, serão 34 atrações, entre grupos e trios pé-de-serra, além das 40 quadrilhas de todo Estado que vão se apresentar ao longo destes dias.
Para a dona de casa, Josefa de Souza, a volta das apresentações na Rua de São João mostra que a tradição continua viva. “Estou amando assistir novamente os shows de forró no quadrilhodromo, pois, posso mostrar aos meus netos tudo aquilo que fez parte de minha vida”, justificou.
De acordo com o presidente do Centro Cultural e Social São João de Deus, Paulo César Melo, a parceria com a SEC/Funcaju trouxe saldo positivo para o tradicional forró. “Estou honrado em poder comemorar os 104 anos da Rua de São João com abertura do Forró Caju aqui onde tudo começou. A parceria deu certa e quem sai ganhando são as famílias que vêm prestigiar toda a história no ritmo do forró”, explicou.
Nesta segunda-feira, 02, a festa da Rua de São João continua com quatro grupos competindo no concurso de quadrilhas e as bandas Brisa do Forró e Candieiro de Prata. A programação da segue até o dia 17 de junho e do dia 18 até 29 de junho, a festa continua na Praça dos Mercados Centrais, no Centro.
Fonte: ASCOM Aracaju
Foto: Marcos Borges