
O dia 25 de outubro de 2017 pode ser considerado histórico para o audiovisual sergipano. Isto porque durante o Ocupe a Praça, no Centro Cultural de Aracaju, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), inaugurou a Sala de Audiovisual “Cândido Aragonez”, que possui os equipamentos cedidos pelo Ministério da Cultura. Com equipamentos de ponta, avaliados em R$ 250 mil, a sala possui a proposta de fortalecer o cenário cinematográfico da capital.
Para o presidente da Fundação Municipal Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, a fundação avança ainda mais na proposta de oferecer novas experiências no audiovisual, qualificando ainda mais os talentos locais. “Com estes equipamentos, esta nova sala e os cursos, o Núcleo de Produção Digital reforça a atuação da Funcaju e da Prefeitura Municipal de Aracaju como instrumentos de inclusão social através do audiovisual”, afirma o presidente da Funcaju.
“Esta inauguração com certeza é uma grande realização da Prefeitura Municipal de Aracaju, da Funcaju e do NPD. Construímos diálogos tanto aqui em Sergipe como fora do estado para que o núcleo voltasse a ser o que ele foi quando criado. Um equipamento público que formou grande parte dos realizadores audiovisuais no estado. E depois de um tempo estagnado, voltamos com tudo para colocar o audiovisual como um eixo da cultura sergipana”, comemora a coordenadora do NPD, Carol Westrup.
O sergipano de Laranjeiras, Cândido Aragonez, que dá nome a sala, é um jornalista e ilustrador que criou o primeiro cartaz de cinema do mundo. Tendo o seu primeiro trabalho exposto atualmente no Museu do Louvre, em Paris, na França. Entre os equipamentos da Sala de Audiovisual, estão câmeras 4K, que permitem captação de imagens com uma das melhores resoluções atualmente, kit de suporte para filtros e bloqueio de luz, kit de três filtros 4K, mesa digitalizadora com caneta profissional, câmera DSLR (corpo e lente) e monitor 4K 28 polegadas.
Cursos
O NPD também anunciou a realização de dois cursos: direção avançado e roteiro avançado. O de direção será com o diretor Wagner Mezenga e o de roteiro com a produtora pernambucana Trincheira Filmes. As inscrições para os cursos serão abertas no dia 30 de outubro e seguem até o dia 14 de novembro. Serão 30 vagas e os candidatos inscritos passarão por um processo de seleção.
Fonte: Assessoria de Imprensa




