pma saude aracaju maceio

A Saúde de Aracaju recebeu nesta segunda-feira, 6, a visita do vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira Cavalcante, junto com sua equipe de saúde composta pelo coordenador geral de Engenharia e Arquitetura, Roberto dos Santos Monteiro, a coordenadora geral de Projetos e Obras, Liliana Maria Souza, a coordenadora da Saúde da Mulher de Maceió, Suzana Dória de Mendonça, e o coordenador Administrativo da Unidade de Saúde, Hamilton Falcão. A comitiva veio conhecer de perto as instalações, que estão em ritmo acelerado, da primeira maternidade municipal de Aracaju que está sendo construída no bairro do 17 de Março.

?Estou encantado com a estrutura que estou podendo acompanhar. Aracaju cada dia mais tem se tornado uma referência na saúde em todo o Nordeste. A capital do Estado de Sergipe tem fronteira com o Estado de Alagoas e, pesquisando equipamentos de saúde, que pode servir de exemplo, seria esse hospital em construção, que pelo que pude acompanhar na planta e no canteiro de obras, será uma imensa obra que trará enormes benefícios a capital. Essa é mais uma atitude admirável do prefeito João Alves Filho que, apesar das dificuldades que todo país tem acompanhado, a saúde, pelo que vejo, tem sido prioridade?, argumentou o vice-prefeito.

Marcelo Palmeira Cavalcante afirmou que acompanhou o site da prefeitura de Aracaju e que foi através do site que ficou sabendo da construção da maternidade e também pode ler matérias falando sobre os projetos para gestantes como o ?Projeto Corujinha?. ?Li no site sobre o projeto que acompanha as mães de primeira viagem, onde recebem todas as informações sobre os cuidados com a higiene e saúde do bebê e da mamãe, é um projeto belíssimo pelo que pode perceber e que tem diminuído e muito a taxa de mortalidade materna e infantil?, elogiou o vice-prefeito.

Outro ponto elogiado pelo vice-prefeito foi a colocação do ponto biométrico que registra a entrada e saída dos funcionários, diminuindo assim a falta sem justificativa dos funcionários. Uma das medidas que ele já pretende implantar em breve em Maceió é o horário estendido das unidades de saúde. ?Com certeza isso desafoga as unidades de saúde e permite que as pessoas que trabalham o dia inteiro possam ir depois do seu expediente, facilitando assim a vida do paciente?, relatou.

Durante a tarde, a equipe técnica da Saúde de Aracaju apresentou todo o projeto da maternidade, desde o cadastro da proposta até as obras, ou seja, todo processo de planejamento e execução para a construção. A maternidade contará com quatro pavimentos em sua estrutura física, melhorando a oferta de serviço de saúde no município.

Estrutura da Maternidade

A arquiteta da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Saúde de Aracaju, Olga Letícia Dias, apresentou à comitiva de Maceió todo o planejamento que está sendo realizado. ?A maternidade terá 50 leitos, cinco leitos destinados a abrigar o pré-parto, parto e pós-parto, garantido a segurança e comodidade das mamães?, relata.

Ainda falando sobre a estrutura que será oferecida a comunidade, a arquiteta relata que o objetivo é humanizar o atendimento. ?Queremos garantir às mães um atendimento humanizando onde as mesmas possam ser acompanhadas por familiares?, argumenta.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Aldrin Souza de Araujo, da Construtora Heca, vários empregos estão sendo gerados. ?Essa obra tem trazido vários benefícios, entre eles são mais de 80 empregos gerados diretamente, em sua maioria os funcionários são moradores daqui?, relata.

Fonte: SECOM Aracaju