pma combate contra a dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está fortalecendo suas ações de combate à Dengue no bairro Cidade Nova, localidade que apresentou alto risco de infestação do mosquito transmissor da doença, com índice de 4,1, de acordo com o 4º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. Os dados foram coletados na primeira semana de julho e, baseados neles, foi intensificada a atuação dos agentes de Endemias na região durante o mês passado e agora em agosto, não havendo notificação de nenhum caso de Dengue de residentes e moradores no período.

Segundo a coordenadora municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, esse resultado foi alcançado graças as ações realizadas pelo Programa de Combate à Dengue, como carro fumacê (em parceria com o Governo do Estado), o fumacê costal, a realização de mutirões aos sábados para combater as larvas do mosquito. “O levantamento de índice permite ao programa um planejamento, orientado das ações dentro dos bairros. Se, por exemplo, constatamos a existência de larvas do Aedes aegypti em lavanderias num determinado bairro, orientamos os moradores a fazer a limpeza, lavando estes locais, no mínimo duas vezes por semana. Quando é em ralos, orientamos colocar telas. A cada 15 dias voltamos aos locais que apresentaram focos do mosquito para fazer avaliação e reforçar a ação”, relata.

Balanço das Ações

Conforme Taíse Cavalcante, até o momento, os agentes de Endemias visitaram 510 terrenos baldios, 272 comércios, 235 outros lugares (escolas, hospitais, borracharias, ferro velho etc) localizados no bairro Cidade Nova. Também foram trabalhadas 5.496 residências na região. “Essas ações fizeram com que não fosse apresentado nenhum caso suspeite de Dengue até o presente momento. Continuamos realizando o monitoramento a cada 15 dias, fortalecendo as ações em locais que notificamos como áreas de risco, onde existe uma probabilidade maior de ter criadouros, como borracharias, ferro velho, locais que tenham algum lixo ou outra condição qualquer que favoreça a proliferação do mosquito”.

A coordenadora explica que no bairro Cidade Nova existem oito locais de maior risco cadastrados. “Monitoramos quinzenalmente esses lugares, realizando o trabalho de eliminação do foco, colocando produto químico, se necessário, fazer o perifocal, que é colocar inseticida nas paredes desses locais, para que não permita que as larvas se tornem mosquito e se proliferem”, informa.

Força Tarefa Contra Dengue

A SMS continua intensificando suas ações para combater o Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, realizando Força Tarefa em diversos bairros. No último sábado, 22 de agosto, a ação foi realizada no bairro Santa Maria e no dia 29, será realizada no bairro 17 de Março.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, algumas medidas simples são de extrema eficácia no combate ao mosquito. “Os aracajuanos devem manter recipientes guardados de cabeça para baixo para evitar o acúmulo de água, além de fechar os reservatórios (lavanderias e tonéis). Outro ponto que merece ser destacado, diz respeito aos materiais descartados (lixos). As pessoas precisam destinar para os locais corretos latas, pneus e garrafas e não jogar nos terrenos baldios, pois dessa forma, tornam-se grandes criadouros do Aedes aegypti. Nosso papel só ganha força se tivermos a ajuda da população. Sempre enfatizamos que o combate à Dengue é uma luta de todos nós”, finalizou.

Fonte: SECOM Aracaju