A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu técnicos do Ministério da Saúde (MS) para uma reunião com os sete municípios, incluindo a capital, que estão fazendo parte da Campanha Emergencial contra o Sarampo no Nordeste. O objetivo do encontro, que encerrou nesta sexta-feira, 16, foi discutir as estratégias de campanha e os índices de vacinação.
A Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo no Nordeste abrangerá todas as capitais e cidades do entorno. A necessidade veio em função da confirmação de casos da doença na Paraíba (9 casos), Pernambuco (224) e Ceará (161).
Em Sergipe, os municípios que estão em campanha são: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D?Ajuda, Laranjeiras, Riachuelo e Santa Rosa de Lima. ?Desses municípios, os que têm maior percentual de crianças imunizadas são Itaporanga D?Ajuda (100%), Barra dos Coqueiros (94%) e Santa Rosa de Lima (91%)?, contabilizou Sândala Teles, gerente do programa Estadual de Imunização da SES.
?Estamos passando por todos os Estados do Nordeste para chamar a atenção para a importância da vacinação contra o Sarampo, uma vez que receberemos pessoas de vários países em função da Copa do Mundo. Com esta ação, queremos evitar que o Sarampo se espalhe no país e que seja levado para outras nações?, disse Antônia Teixeira, técnica do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a técnica ministerial, ?vamos capacitar e instrumentalizar os municípios para que façam uma pesquisa por amostragem, indo até a casa sorteada para ver se há alguma criança com o Cartão de Vacinação sem o registro da vacina contra o Sarampo?.
?A campanha é direcionada a crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos, que serão vacinadas indiscriminadamente, ou seja, mesmo quem já tomou a vacina vai receber a dose novamente. Mesmo não tendo sido registrado nenhum caso de Sarampo em Sergipe, é importante que os pais não deixem de levar seus filhos até as Unidades Básicas de Saúde?, complementa Sândala Teles.
Fonte: Ascom