vacina-meningite-b-primeira

Diante da notificação de dois casos de Meningite, sendo um com óbito, em nosso município, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem esclarecer alguns pontos, buscando tranquilizar a população, dentro possível. Os dois casos não possuem vínculo. Um foi o registrado em um estudante de 15 anos, que já tem um quadro de melhora avançada. O outro foi de um jovem de 27 anos, que faleceu nesta segunda-feira, 31, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de Meningite e cada um deles possui causas e sintomas específicos. O que torna muito difícil estabelecer padrões sintomáticos para a doença.

Segundo a infectologista Fabrízia Matos, esses sintomas, que normalmente são dor de cabeça constante, febre e vômitos, são subestimados tanto pelo paciente como pelo profissional de saúde, por serem sintomas presentes em outras diversas doenças. ?Colhemos a história clínica e epidemiológica do paciente que irá direcionar nossa suspeita etiológica (qual o tipo de Meningite), o que nos auxilia nas ações de bloqueio em campo. É importante deixar claro que um quadro de Meningite é algo grave, mas é preciso ter calma com as informações disseminadas, para não provocar pânico generalizado sem necessidade?, destacou.

Ainda segundo ela, os casos de Meningite ocorrem durante todo o ano, mas, inevitavelmente quando acontece alguma morte provocada pelo agravo do quadro clínico, a população fica assustada. ?Nosso município possui todo o aparato necessário, tanto para o tratamento quanto para a profilaxia, que é prevenção dos indivíduos que tiveram contato com o paciente doente, através do uso de antibióticos que são fornecidos pelo Ministério da Saúde de forma gratuita?.

Este ano já foram registrados cinco casos da doença em Aracaju, sendo que destes casos, dois foram a óbito. Em 2014, nove pessoas foram acometidas pela Meningite na capital sergipana, com um óbito.

Fonte: SECOM Aracaju