Museu Histórico de Sergipe Fabiana Costa

Traçar as diretrizes para o início do projeto de reforma e modernização das unidades museais. Esse foi o objetivo da reunião realizada na Secretaria de Cultura de Sergipe, com a participação de representantes da Secult e do Programa do Desenvolvimento do Turismo, Prodetur e da Cia Brasileira de Projetos e Empreendimentos, Cobrape.

Na última semana, a Secult anunciou a reforma das unidades museais sergipanas, com a utilização de parte do recurso do empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, para projeto a ser desenvolvido pelo Prodetur. “Serão destinados U$$ 1,5 mi para o processo de reforma e modernização dos museus. Este é uma grande vitória para a cultura sergipana, ao passo que essas eram demandas antigas das unidades museais”, avalia o Secretário de Cultura, Elber Batalha.

Participaram da reunião o Secretário de Cultura, Elber Batalha, o coordenador geral do Prodetur, José Roberto de Lima Andrade, o especialista fiduciário, Davi Rogério Fraga de Souza, além dos assessores técnicos da Secult, Irineu Fontes e Lindolfo Amaral, além da Coordenadora de Obras e Manutenção Predial, Juliana Mendonça. Para o Prodetur, a inserção da reforma e modernização das unidades museais sergipanas engrandece o projeto a ser desenvolvido pelo Prodetur. “Vamos agilizar as intervenções que já tem projeto na Cultura, a exemplo da reforma do Museu Afro, em Laranjeiras e as intervenções de modernização na Casa João Ribeiro, Museu de Arte Sacra, em Laranjeiras e Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão?, informa o coordenador geral do Prodetur, José Roberto Lima Andrade.

A agenda para a criação dos projetos para a reforma dos prédios foi definida, a fim de dar agilidade ao projeto. Todo o seu cronograma administrativo também foi negociado. “A intenção é entregar, o quão antes, à população sergipana, novos espaços, adaptados para receber ainda melhor os turistas que nos visitam”, declara o secretário Elber Batalha.

Fonte: ASCOM