Reunião da equipe da SECULT e da Assembléia 3

A equipe técnica da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural/DPHAC realizou uma inspeção técnica às obras de restauração do Palácio Fausto Cardoso (antiga Assembléia Legislativa), localizada na Praça Olímpio Campos, em Aracaju. Além da equipe da Secretaria de Estado da Cultura, acompanharam a inspeção, funcionários da Assembléia que trabalham no monumento e a arquiteta especialista em restauro, Rosany Albuquerque, responsável pelo projeto de restauração do prédio.

A obra de restauração encontra-se em fase de conclusão, e a reinauguração está prevista para o dia 18 de junho. O Monumento é tombado pelo Governo do Estado através do Decreto nº 8.313, de 18 de fevereiro de 1987. Participaram da inspeção o diretor Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Marcos Paulo, a coordenadora do Patrimônio Material, Rosina Rocha, as engenheiras da Secult, Juliana Mendonça e Rafaelle Azevedo, além do diretor administrativo do Palácio Fausto Cardoso, Ricardo Garcez e o assessores Bruno e Humberto.

O Palácio

O Palácio Fausto Cardoso, é um dos mais significativos monumentos ligado à história política sergipana. A construção iniciou em 1868, sendo o Presidente da Província o Coronel José da Trindade Prado, Barão de Propriá, que sucedeu na qualidade de vice-presidente Antônio de Araújo Aragão Bulcão. Abrigaria a Assembléia Provincial, prosseguindo com algumas interrupções até 1874.

Ao iniciar-se o século XX ainda apresentava os traços arquitetônicos característicos do neoclássico. A edificação atualmente abriga o Memorial Quintina Diniz e a Escola do Legislativo Seixas Dória.

Fonte: ASCOM