Depois de assada, a carne deve ser fatiada no sentido contrário ao das fibras para acentuar sua maciez e sabor
Também conhecida como ponta da alcatra, a maminha é uma carne saborosa e suculenta. Fica do lado de cima das costelas, tem formato triangular e pesa aproximadamente 2 kg. É uma peça longa toda coberta por uma camada uniforme de gordura e suas fatias ou bifes, têm padrões variados de sabor, textura e tonalidade.
Para acentuar sua maciez e sabor, a maminha deve ser cortada de forma correta, ou seja, contra as fibras. Como é uma carne magra, deve-se ter cuidado para não passar do ponto, principalmente quando preparada como assado em peça inteira. É importante que sempre deixe que descanse por 5 a 10 minutos antes de trinchar ou servir. Este processo permite que os sucos retornem à parte interna.
No churrasco, deve ser preparada de preferência em espeto para que seja cortada aos poucos em fatias finas. Para servir, comece pela ponta mais fina e retire as porções, pouco a pouco, enquanto assa. Em pratos mais elaborados, se preparada recheada, temperada e bem passada, fica excelente.
É boa para carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois não somente tem sabor especial, mas também tende a ter menor teor em gordura que a maioria dos cortes bovinos.
Agora que tal uma maminha recheada? O preparo não poderia ser mais simples, e o resultado final mais compensador. Eu aprovei e espero que vocês também gostem!
Receita da Semana
Maminha Recheada ao Molho de Maracujá
INGREDIENTES
*1,5 kg de maminha
*1 ½ xícaras (chá) de suco de maracujá concentrado
*1 pão
*½ xícara (chá) de leite
*2 colheres (sopa) de azeite
*1 cebola picada
*2 dentes de alho
*½ maço de escarola cortada em tiras finas
*150 g de linguiça calabresa picada
*½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
*½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
*150 g de mussarela ralada
*Sal e pimenta-do-reino a gosto
MODO DE PREPARO
1. Tempere a maminha com o sal, a pimenta, o suco de maracujá e deixe descansar por 1 hora na geladeira. Com uma faca afiada, abra a carne formando uma bolsa, com cuidado para não romper;
2. Amoleça o pão no leite;
3. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Acrescente a escarola, a linguiça, o queijo ralado, as azeitonas e o pão amolecido. Cozinhe no fogo brando, mexendo de vez em quando por 5 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e misture a mussarela;
4. Recheie a carne e feche a abertura com palitos;
5. Coloque em uma assadeira, regue com a marinada, cubra com papel-alumínio e asse no forno preaquecido a 200°C por cerca de 1 hora e 30 minutos, regando de vez em quando com o molho que se forma na assadeira;
6. Retire o papel-alumínio e asse por mais 15 minutos;
7. Retire do forno, coloque a carne em uma travessa, passe na peneira o molho que se formou e sirva sobre a carne.
Osanilde Oliveira