A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou no último sábado, 30, o segundo encontro do projeto Literaturação – LITE. Criados por jovens que participam do “Projeto dos Sonhos” e que gostam de praticar o hábito da leitura, o Literaturação tem como objetivo debater a literatura clássica e contemporânea.
Nessa sua segunda edição, o bate-papo literário, homenageou o escritor Ariano Suassuna, com a obra “Auto da Compadecida”, que retrata a cultura nordestina. Como o intuito do LITE é que todos os tipos de literatura sejam abordados, o livro “A culpa é das estrelas” de Jonh Green, também esteve presente no debate.
O encontro teve como tema “Finitude” presente nas duas obras. Os autores, cada um ambientado no seu tempo, descrevem em suas histórias como a morte pode ser encarada. O Auto da Compadecida, que mistura cultura popular e tradição religiosa, trata da consciência da “finitude” da vida através dos personagens Chicó e João Grilo, que tentam driblar a morte. Já o romance “A culpa é das estrelas”, conta a historia de dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para jovens com câncer. Ao longo do romance, os jovens procuram dar sentido às suas vidas, independente das condições e dificuldades.
Para Candy Castro, uma das representantes do Literaturação e palestrante do dia, o romance “A culpa é das estrelas” é o melhor dentre os escritos pelo autor. “Gosto muito de livros que fazem parte da literatura popular, como os de Suassuna que também tratamos hoje em nosso encontro. Mas, quando se trata de ler um romance e assistir um filme que foi muito fiel ao livro, me sinto mais empolgada. O romance de Jonh Green, por mais que tenha um final triste, deixa uma lição, quando trata de assuntos que, de algum modo, podem proporcionar mais sentido às nossas vidas”, comenta.
Segundo Maruze Reis, supervisora do Literaturação, projetos como este são de grande importância, pois proporcionam visibilidade à Clodomir. “Trazer alunos para encontros que são marcados pela interação e exposição de livros, conversa com o escritor e apresentações musicais, faz com que eles tenham maior interesse de ler mais. Fazemos isso, para que eles sintam a vontade e retornem para o ambiente dos livros”, conclui.
O LITE acontece na biblioteca municipal Clodomir Silva, sempre no último sábado de cada mês, às 10h. Todos os encontros são abertos ao público.
Fonte: SECOM Aracaju