campeonato de sup

As águas do rio Vaza Barris, rodeadas por uma bela paisagem, foram o cenário da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle (SUP), realizada na capital sergipana neste final de semana, através da política de incentivo ao desporto da Prefeitura de Aracaju. O evento contou com o apoio das Secretarias Municipais de Juventude e Esporte (Sejesp) e Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceira o Clube Sup Amigos.

Um dos mais bonitos cartões postais da cidade, a Orla Por do Sol recebeu 250 praticantes da modalidade que vieram em busca do título em oito categorias (Kids, Júnior, Open, Master e Super Master divididos em atletas amadores e profissionais). As categorias são diferenciadas pelos modelos das pranchas e idade dos competidores. As disputas foram realizadas nos dias 18 e 19 (sábado e domingo).

O vice-prefeito, José Carlos Machado, o secretário da Sejesp, Carlos Eloy, o gestor da Semict, Walker Carvalho e o adjunto do Turismo, Fábio Andrade, estiveram no local da competição para acompanhar o desempenho dos atletas sergipanos e aproveitaram para entregar a premiação dos vencedores no primeiro dia de competição.

Entregando os troféus para os melhores atletas do Brasil de Sup, o vice-prefeito José Carlos Machado conversou com dezenas de esportista que elogiaram a estrutura do local. “Vários atletas do Brasil puderam ver que Aracaju tem outras coisas bonitas e que muitas vezes não são exploradas, como a Orla Por do Sol. Além disso, viram as riquezas do nosso artesanato, desfrutaram da nossa culinária e escutaram as nossas músicas”, destacou.

“Temos dezenas de atletas que despontam no cenário brasileiro como os melhores, por isso, não medimos esforços e ajudamos no que foi possível. Agradeço a Otávio Assis, um dos organizadores, pela organização da competição”, destacou o secretário Municipal de Juventude e Esporte, Carlos Eloy.

Conquistando a medalha de ouro com uma larga vantagem da segunda colocada, a atleta sergipana Kati Messenger é um dos destaques da competição. “A prova é de seis quilômetros e até metade o trajeto estávamos disputando a primeira colocação, mais nos quilômetros finais consegui manter o ritmo”, destaca. O noivo da campeã, Isinho Schuster, ficou na segunda colocação em sua categoria. “Vim até o quilômetros quatro disputando o título, mas quebrei o ritmo e fiquei com o segundo lugar.

Incentivo ao turismo

Enquanto as disputas rolavam nas águas do rio Vaza Barris, os artesãos e comerciantes da região aproveitavam para vender seus produtos e divulgar a cultura aracajuana em barracas montadas na Semict. Este incentivo faz parte do projeto ?Por do Sol Aracaju’, que ainda oferece shows com artistas sergipanos e uma canoa com o sanfoneiro Waltinho do Acordeom que toca boleros, tangos e muita música regional. O ponto alto se dá às 18h, quando o músico encerra sua apresentação tocando a Ave Maria.

Fonte: SECOM Aracaju