grande-idosa cajueiros 100914

Conhecida como uma das vias mais perigosas de Aracaju, a Avenida Beira Mar registrou ontem mais um acidente grave. A idosa Maria de Lourdes Teodoro Santos, 71 anos, morreu após ter sido atropelada enquanto tentava atravessar a pista em frente ao Parque dos Cajueiros.

Segundo informações de agentes da Companhia de Policiamento de Trânsito (CpTran), Maria de Lourdes foi atropelada por um jovem de 19 anos que não tem carteira de habilitação. Ainda conforme a CpTran, o rapaz trafegava no local no sentido Praias/Centro.

O atropelamento de Maria de Lourdes chocou familiares e vizinhos da vítima, que estiveram no local. Ela morava nas adjacências de onde o fato aconteceu.

Segundo parentes da idosa, no momento do ocorrido a vítima estava indo em direção a um ponto de ônibus na avenida para ir ao médico.

Ainda de acordo com a família, Maria de Lourdes sempre fazia a mesma travessia no trecho onde ocorreu o atropelamento. Ela foi atingida por um Fiesta de cor cinza, com placas de Nossa Senhora do Socorro.

O Serviço Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado para prestar atendimento à idosa, mas a mesma acabou não resistindo aos ferimentos. De acordo com testemunhas, o rapaz envolvido no acidente permaneceu no local e estava muito abalado.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) também foi chamada para resolver o congestionamento que se formou na via com o atropelamento, que retomou a falta de segurança para o tráfego de pedestres na avenida, uma das mais movimentadas da capital sergipana.

Os moradores reclamam que não há opção de via para a passagem de pessoas e que somado a isso, muitos carros passam em alta velocidade pelo local sem respeitar as normas de trânsito. Eles cobram mais semáforos para que se garanta a segurança de tráfego na área.

Uma das propostas para melhorar o tráfego de pedestres no local surgiu na Câmara Municipal dos Vereadores através do parlamentar Max Prejuízo (PSB), autor de um projeto de lei que defende a instalação de passarelas na avenida Beira Mar. Outra sugestão do vereador é a instalação de radares eletrônicos, faixa de pedestres e maior sinalização. O parlamentar justifica que as medidas são necessárias diante do aumento de movimento de pessoas gerado com a reinauguração do Parque dos Cajueiros e da ausência de ferramentas de controle de velocidade na área.

Em abril deste ano, Max Prejuízo fez uma indicação na Câmara de Vereadores para a instalação de duas passarelas no local. Uma nas imediações do Palácio de Veraneio e outra perto do Parque dos Cajueiros.

Na avaliação de Francisco Navarro, diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, a proposta da colocação de passarelas é ideal para garantir maior segurança aos pedestres que utilizam a via, mas no momento é inviável considerando a inexistência de uma área adequada para a sua instalação.

“Esta mudança estrutural teria que ser pensada dentro do projeto de reforma do parque, que está localizado em uma via perigosa com curva, o que não aconteceu. Uma intervenção agora se torna um processo longo e oneroso”, explica.

Navarro ressaltou ainda que a decisão em adotar as passarelas requer desapropriações de imóveis e pagamento de indenizações resultantes do processo. Ele ressaltou, porém, que a ideia não é descartada pela SMTT e que uma equipe do órgão está iniciando estudos sobre o assunto.

Sobre as medidas adotadas pelo órgão para garantir um tráfego seguro na avenida, Navarro destaca que a via possui seis faixas de pedestres e a retomada da fiscalização eletrônica.

Navarro também chama a atenção para a necessidade de intervenções urbanas que melhorem o tráfego e tornem as vias mais acessíveis para as pessoas com problemas de pouca mobilidade. “As avenidas estão consolidadas com muitas edificações residenciais e sobram poucos espaços, e os que existem ficam longe do interesse de quem necessita das áreas para trafegar”, avalia.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)