A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), através do setor de arborização do Departamento de Controle Ambiental, iniciou, nesta segunda-feira, 25, a seleção de mudas do Horto para o plantio em avenidas e praças de Aracaju, dando prosseguimento ao Plano de Arborização. A previsão de plantio para este ano será em meados de maio, quando, geralmente, tem início o período chuvoso na capital.
Nesse primeiro momento, segundo informou o setor de arborização da Sema, serão selecionadas 500 mudas distribuídas entre os bairros Jabotiana, Aeroporto, Inácio Barbosa, Farolândia e Orlando Dantas. Para a seleção, os técnicos da Sema observaram alguns critérios como a altura da muda (pelo menos 1m20cm), seu estado fitosanitário, ou seja, verificam a saúde da planta de forma a evitar a propagação de doenças e pragas, além da espécie mais adequada para cada espaço.
De acordo com os técnicos, a altura da muda é importante para o sucesso do plantio. “Precisamos de mudas mais estabilizadas para as possíveis variáveis que vão enfrentar nos locais de plantio”, explicou a analista ambiental, Emanuella Santos.
Quanto às espécies, o setor de arborização explicou que foram escolhidas árvores de porte médio, de forma a não prejudicar a circulação nem a iluminação das áreas plantadas. Nas praças, por exemplo, onde há maior área de circulação, deverão ser plantadas, inclusive, algumas árvores frutíferas, a exemplo do cajueiro e do tamarineiro. Em avenidas, espécies como canafístulas, acácias , tamboris e flamboyantes estão entre as espécies selecionadas.
Após a seleção, os técnicos da Sema, com o apoio da Emsurb, vão a campo para preparar o solo para o plantio. A meta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), segundo o secretário Eduardo Matos, é o plantio de 40 mil mudas na capital sergipana em 2016.
Fonte: Prefeitura de Aracaju