sema

No dia 3 de novembro, às 19h30, na sede da Associação de moradores do Conjunto Beira Rio, bairro Inácio Barbosa, a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) estará apresentando um projeto de arborização para a localidade. O projeto é de autoria das analistas ambientais da Sema, lotadas na Diretoria de Controle Ambiental, Natalie da Mota Soares, Taciana Lima Azevedo e da servidora Nataly Ávila Almeida. A arborização compreende três etapas: a “Caracterização do Espaço Físico Disponível”; a “Sensibilização” e o “Plantio e Manutenção”.

“A associação de moradores do conjunto Beira Rio procurou a Sema e, em conjunto, estamos lançando o projeto de arborização na localidade. Será um amplo projeto seguindo três etapas. A comunidade quer arborizar o seu bairro e a PMA vai apoiar. Daremos as mudas, faremos todos os aspectos necessários e fundamentais para melhorar a arborização do bairro”, declara o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

O Parque Residencial Beira Rio localiza-se na zona Sul de Aracaju e possui carência de áreas verdes. As ruas não possuem cobertura arbórea, o que prejudica a qualidade de vida da população local. Com o projeto de arborização, a qualidade de vida da comunidade vai melhorar.

“Dentre os benefícios promovidos, podemos citar o conforto ambiental, o bem-estar psicológico, além da melhoria de aspectos estéticos urbanos. Este é o objetivo do projeto: aumentar a cobertura arbórea do Parque Residencial Beira Rio, proporcionando uma melhoria na qualidade ambiental para os seus moradores”, relata a analista ambiental da Sema, Natalie da Mota Soares.

A fiscal ambiental da Sema, Nataly Ávila Almeida, explica que para o projeto ter bons resultados é indispensável que o planejamento considere fatores fundamentais.

“É preciso considerar o ambiente urbano, o espaço físico disponível e as características das espécies arbóreas. Levaremos essa analise para a execução das três etapas. Inclusive, já realizamos a primeira, que é a caracterização da área”, pontua a servidora.

Para o presidente da Associação de moradores do Beira Rio, José Carlos Barreto Sobral, a comunidade está dando um exemplo de cidadania. “O conjunto Beira Rio, desde a década de 70, quando foi criado, era totalmente arborizado. Mas com o passar do tempo, as árvores foram morrendo. O local hoje é muito árido. Então, nós buscamos essa parceria com a Sema. O objetivo é fazer a rearborização total do nosso Conjunto Habitacional. Com isso, a comunidade dá o seu exemplo de cidadania”, diz Sobral.

Fonte: SECOM Aracaju