É realizada em Aracaju a Semana Mundial da Alimentação que tem como tema: ?Preço dos Alimentos – da Crise à Estabilidade”. Contando com a presença de profissionais da nutrição e segurança alimentar, nos próximos dois dias atividades abertas ao público serão promovidas também no Restaurante Popular Padre Pedro , centro da capital, e na Feira da Agricultura Familiar. Estes eventos, que possuem apoio do Governo do Estado, tendem a estudar a satisfação dos consumidores e qualidade dos alimentos que são servidos diariamente nestes locais. Conforme dados apresentados pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), atualmente o Restaurante Popular Padre Pedro fornece atualmente 2000 refeições diárias, sendo 1350 almoços e 650 jantares.
A fim de buscar aperfeiçoamento do sistema, durante todo o dia de ontem foram aplicados questionários no restaurante junto aos usuários do serviço. Entre as questões apresentadas estava a avaliação referente a quantidade e qualidade das refeições, variedade do cardápio, limpeza do restaurante, atendimento dos funcionários e higiene na distribuição das refeições. Aproveitando o ensejo também houve aferição de pressão arterial pela equipe de profissionais. Amanhã a mesma atividade será realizada, em especial nos horários das refeições, ou seja, das 11h às 13h e das 17h às 19h. Quem foi em busca de alimentação se deparou com a atividade promocional e gostou do que presenciou.
Esse foi o caso da lojista Elaine Oliveira que frequenta o local há mais de dois anos. ?Fui pega de surpresa mesmo, mas uma surpresa muito boa. Isso me deixa feliz porque mostrar para as pessoas que tem preconceito com o local, que aqui o alimento é gostoso, mesmo sendo por um preço muito abaixo do mercado. Pena que não tive mais tempo livre para conversar com uma nutricionista?, declarou. Se preparando para enfrentar um concurso vestibular no final deste ano, ela disse ter interesse em estudar nutrição e gostaria de tirar dúvidas ainda nessa Semana Mundial da Alimentação. Para Elaine, esse tipo de iniciativa desperta o interesse pelo conhecimento.
?A gente sempre pensa no melhor para a gente e para quem está ao nosso lado. Decidi tentar uma vaga para estudar nutrição e essa atividade aqui me deixou ainda mais interessada em estudar sobre os alimentos, melhor forma de manter o corpo sem exageros, enfim, gostei do que vi?, pontuou. Quem também esteve no local e aprovou a atividade foi o taxista lotação José Fernando dos Santos. Segundo ele, é preciso que ações dessa natureza sejam promovidas com maior frequência. ?Gostei do que vi e já disse lá que gostaria mais ainda que essas atividades sejam feitas mais vezes. Quem ganha é a população e todos nós que almoçamos aqui?, disse.
Ações ? De acordo com a programação do evento, na próxima quinta-feira, 16, ações voltadas para o público da Feira da Agricultura Familiar, serão realizadas na área externa da Secretaria de Estado da Inclusão. Na oportunidade, ocorrerá distribuição de mudas frutíferas e orientação sobre a importância do consumo de alimentos agroecológicos; exposição da gramatura de sal e açucar presente em alguns alimentos industrializados (refrigerantes, salgados de milho, macarrão instantâneo), através de cartazes e distribuição de folders, além da presença de profissionais que irão orientar os consumidores acerca dos cuidados que pessoas diabéticas e hipertensas devem ter ao consumir os alimentos. A Seides está localizada na Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, em Aracaju.
Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)