Uma opção para quem quer um bom destino religioso

Desde o domingo passado,14, que Laranjeiras está com uma programação de Semana Santa, mas quem não sabia e ainda procura por um lugar calmo e religioso para aproveitar essa celebração pode ir até à cidade que continua até o domingo,21, em função da Semana Santa realizando atividades religiosas, missas, procissões e vigílias.

A cidade histórica de Laranjeiras, considerada a capital e berço da cultura de Sergipe e que fica a 23 km de Aracaju, é uma terra também de tradições seculares que são mantidas até os dias de hoje, como a Semana Santa. A programação religiosa é organizada pela Igreja Católica, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tendo o apoio da Prefeitura e das Secretarias Municipais do Turismo e da Cultura de Laranjeiras.

Durante a vasta programação da Semana Santa em Laranjeiras, existe ainda a encenação da Morte e Paixão de Cristo que acontecerá no dia 19 de abril, Sexta da Paixão, no Alto do Morro do Bom Jesus às 20h. O espetáculo é realizado pelo grupo de teatro do município:  Menores Unidos.

Também na sexta-feira (19), o que marca um dos pontos da Semana Santa é o Ato do “Descendimento da Cruz” e Procissão do Enterro que sempre é finalizada com o Oficio das Almas, realizado pelos Penitentes de Laranjeiras.

 

Abaixo segue a programação:

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM LARANJEIRAS

DE 14 A 21 DE ABRIL DE 2019

– DOMINGO DE RAMOS – 14/04/2019

ÀS 07:00h – Bênção dos Ramos na Igreja Senhor do Bomfim, seguida de Procissão até a Igreja Matriz, onde se concluirá com a Santa Missa da Paixão do Senhor.

Cantos da procissão: Irmandade Senhor do Bomfim e Nossa Senhora das Dores.

Responsável pela liturgia: Fraternidade Missionária.

Cantos da Missa: Gilvan Aragão e Ícaro Aragão.

                                                                               

– SEGUNDA – FEIRA – 15/04/2019

19:00h – Solene procissão com a Sagrada Imagem de N. S. das Dores, saindo da Igreja do Bomfim ao som dos dobres de sinos, onde se relembra a dormição de Maria, uma vez que a Sagrada Imagem vem deitada no esquife pelas ruas históricas da cidade, em seguida a Santa Missa acompanhada pelo órgão de tubos (século XIX).

Oração do Terço Mariano às 18:30h na Igreja do Bomfim: Legião de Maria.

Responsáveis pela Liturgia: Legião de Maria e Grupo das Mil Ave-Maria (Amélia, Maria São Pedro e Conceição).

Cantos para a procissão e Santa Missa: Marcos Oliveira (Irmandade Senhor do Bomfim e Nossa Senhora das Dores) e coral “Servus Vox”.

 

– TERÇA-FEIRA – 16/04/2019

18:30h – Oração do Terço na Igreja São Benedito: Terço dos Homens.

19:00h – Procissão de depósito: Solene Procissão com a Imagem do Senhor dos Passos, saindo da Igreja de São Benedito e N. Sra. do Rosário ao som dos dobres de sinos, onde se relembra os sete passos da Paixão do Senhor. Neste dia, como é tradição em nossa cidade, vem coberto pelas ruas históricas da cidade. Após a Procissão, Santa Missa na Igreja Matriz.

Responsável pela Liturgia: Terço dos Homens – Rodrigo

Responsáveis pelos Cantos da Missa e da Procissão: Benfeitores do Rosário / Irmandade Senhor do Bomfim e Nossa Senhora das Dores.

 

– QUARTA – FEIRA – 17/04/2019: PROCISSÃO DO ENCONTRO

“Adoremos o Cristo Jesus Salvador que à sua Paixão uniu a sua mãe. ”

19:00h – Santa Missa na Igreja Matriz acompanhada pelo órgão de tubos (século XIX), em seguida solene procissão do Encontro com as Sagradas imagens da Virgem das Dores e do Senhor dos Passos onde são executados dobres de sinos, o tradicional canto da Verônica, e a execução pelo coro e Filarmônica Sagrado Coração de Jesus dos motetos dos Sete Passos da Paixão pelas ruas históricas da cidade. Nas sete paradas onde são executados os motetos as famílias montam altares correspondentes a cada ato.

Responsável pela Liturgia: Apostolado da Oração e Catequese (Elizangela, Victor)

Cantos para a celebração da missa: Evandro e Grupo “Coetus Kyriale”.

Cantos da Procissão: Banda Filarmônica e Coral “Senhor dos Passos” (Álvaro Araújo, Marcos Oliveira, Gilvan Aragão)

 

– QUINTA – FEIRA SANTA – 18/04/2019: INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

“Tomai e Comei, isto é meu Corpo” (cf. Mt 26,26)

17:00h – Missa da instituição da Eucaristia e expressivo ato do “Lava-pés” e logo após translado do Santíssimo Sacramento.

À meia noite a tradicional Procissão do Fogaréu com os Farricocos saindo da Colina azulada do Senhor do Bomfim pelas ruas da cidade que simbolizam a procura de Jesus pelos soldados romanos. Durante o trajeto a comunidade se integra a procissão com tochas nas mãos aos sons das matracas e da percussão romana, finalizando com a prisão de Jesus representada pela imagem do Senhor da Cruz, saindo da Igreja do São Benedito. É nesta procissão que, no ato da prisão de Jesus, é executado o toque de silêncio.

Responsável pela Liturgia: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Fraternidade Missionária.

Cantos para a celebração da Missa: Gilvan Aragão, Ana Paula Batista e Robson Santos.

OBS.:  Após a Missa, transladação do Santíssimo Sacramento e Adoração Eucarística até à meia noite.

 

PROGRAMAÇÃO DA ADORAÇÃO EUCARÍSTICA

Das 19:00h às 20:00h –  Apostolado da Oração, Fraternidade Missionária

Das 20:00h às 21:00h –  RCC, Catequese.

Das 21:00h às 22:00h –  Mil Ave-Marias, Legião de Maria.

Das 22:00h às 23:00h –  MECE’s (Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística).

Das 23 00h às 00:00h – Terço dos Homens.

Às   00:00h – Procissão do Fogaréu – Saindo da Igreja Senhor do Bomfim.

Responsáveis: Irmandade Senhor do Bomfim e Benfeitores do Rosário e São Benedito.

 

– SEXTA – FEIRA SANTA – 19/04/2019

“Cristo se fez por nós obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8)

15:00h – Celebração litúrgica da Paixão do Senhor. Neste dia e no dia seguinte, a Igreja, por antiquíssima tradição, não celebra o Santo Sacrifício da Missa. No término da celebração acontecerá o solene descimento da cruz, prática antiga da Igreja, onde a imagem do Senhor Morto é apresentada à comunidade. O ato conta também com a representação do Calvário, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora das Dores, personagens bíblicos a exemplo de Madalena, Verônica, a Samaritana e a guarda romana. É executado o tradicional o canto “Héu Domine”, culminando com o canto da Verônica.

Em seguida, ocorre a tocante procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas da cidade, ao som da Filarmônica Sagrado Coração de Jesus, executando marchas fúnebres do compositor Laranjeirense Manoel Bahiense. Encerrando todo o ato, a presença do Grupo dos Penitentes executando o “Ofício das Almas”.

Responsável pela Liturgia: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Cantos da celebração: Marcos e Coral “Servus Vox”.

 

– SÁBADO SANTO: 20/04/2019

20:00h – SOLENE VIGÍLIA PASCAL.

Para a Vigília Pascal convergem todas as celebrações da Semana Santa e mesmo de todo o Ano Litúrgico. Lembrando a grande noite da vigília do povo hebreu no Egito, aguardando o momento da libertação (cf. Ex 12), nela os cristãos celebramos a nossa própria redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo. Por ela se realiza a grande Páscoa, ou Passagem da morte para a vida ou do estado de perdição para o de salvação. É a vitória final de Deus, em Cristo, sobre o pecado, o mal e a morte. Espiritualmente, os cristãos participam da graça dessa Passagem pelo Batismo. Por isso, a liturgia batismal tem grande destaque na Vigília.

A Vigília Pascal – chamada por Santo Agostinho (séc. V) “a mãe de todas as Vigílias” – integra quatro partes:

1ª Parte – Lucernário: Com Cristo ressuscitado, a luz brilhou nas trevas. Abençoado o fogo novo e preparado o Círio Pascal, que simboliza o Ressuscitado, este é conduzido em procissão, adentrando a nave da igreja ainda escura. Os fiéis trazem nas mãos velas acesas no Círio, imitando os servos (cf. Lc 12,35-37), que esperam vigilantes o seu Senhor, que os fará sentar à sua mesa. Conclui-se o Lucernário com o canto do Precônio Pascal, anunciando a vitória de Cristo.

2ª Parte – Liturgia da Palavra: Narram-se as ações de Deus na história da salvação, desde a criação do mundo até a “Nova Criação” pela Ressurreição de Cristo, inauguração de um mundo novo. As leituras são intercaladas por Salmos aclamativos, dos quais o último tem o canto do “Aleluia!”, que havia silenciado durante a Quaresma. Ao canto do “Glória” a igreja, de penumbra torna-se uma explosão de luz. 

3ª Parte – Liturgia Batismal: Com o canto da Ladainha invocam-se os Santos, aqueles que nos precederam na fé. Se faz a Bênção da Água Batismal, podendo haver Batismo de adultos. Renovam-se as promessas batismais. Esta parte é concluída com a aspersão do povo.

4ª Parte – Liturgia Eucarística: segue-se a celebração da Santa Missa, a partir do ofertório, onde todos os presentes são convidados a uma experiência sacramental de encontro com o Cristo, imolado e ressuscitado, razão do existir da Igreja. Ao final, é dada a grande bênção encerrando o Tríduo Pascal, iniciado na Quinta-feira à tarde.

Responsáveis pela Liturgia – Catequese, Acólitos e Coroinhas e MECE’s

Cantos da celebração da Missa – Gilvan Aragão, Larissa Pinheiro e Emileide Borges.

 

– DOMINGO DE PÁSCOA – 21/04/2019

“Aleluia! Cristo nossa Páscoa foi imolado: celebremos, pois, a festa”

07:00h – Santa Missa Solene

Responsável pela Liturgia – Terço das Crianças / Grupo da Misericórdia

Cantos da celebração da missa: Ivo Augusto Cruz, Júnior Santos, Gilvan Aragão e Ana Paula Batista.

 

 

ROTEIRO DAS PROCISSÕES NA SEMANA SANTA 2019

 

 

  • Domingo de Ramos: 14/04/2019

Saindo às 07:00h da Igreja do Bonfim, descendo a ladeira, passando pela praça da matriz até a Igreja Matriz.

  • Segunda-feira Santa: 15/04/2019

Saindo da Igreja do Bonfim logo após a missa das 19:00h, passando pela Rua Oscar Ribeiro (Rua alto do Bonfim), parte da Rua Libero Monteiro (Rua da Palha), Rua José do Prado Franco (Rua Direita), passando pela praça da matriz até a Igreja Matriz.

  • Terça-feira Santa: 16/04/2019

Saindo da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito logo após a missa das 19:00, descendo pela Rua Jose do Prado Franco (Rua Direita), passando pela praça da matriz até a Igreja Matriz.

  • Quarta-feira Santa: 17/04/2019

Neste dia acontecem duas procissões ao mesmo tempo: uma Saindo frente da Igreja Matriz logo após a Missa das 19:00h descendo a Rua Sagrado Coração de Jesus; a outra sairá da gruta da Igreja Matriz em direção à Praça da Bandeira, passando pela Avenida Rotary; as duas procissões se encontram na frente da prefeitura e seguem juntas, passando pela frente do mercado municipal, em direção à Rua João Ribeiro, Rua Francisco Bragança (Rua das Pedras), Rua José do Prado Franco (Rua Direita), passando pela praça da matriz até a Igreja Matriz.

  • Quinta-feira Santa 18/04/2019

Saindo às 00:00h da Igreja do Bonfim, descendo a ladeira, passando pela praça da matriz, em direção a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, descendo a Rua José do Prado Franco (Rua Direita), Rua Francisco Bragança (Rua das Pedras), Rua João Ribeiro, Rua Sagrado Coração de Jesus até a Igreja Matriz.

  • Sexta-feira Santa 19/04/2019

Saindo da Igreja Matriz logo após a celebração das 15:00h descendo a Rua Sagrado Coração de Jesus, passando pela frente do mercado municipal, em direção à Rua João Ribeiro, Rua Francisco Bragança (Rua das Pedras), Rua José do Prado Franco (Rua Direita), passando pela praça da matriz até a Igreja Matriz.

 

 

Fonte e fotos: Cassandra Teodoro

 


Responsive image

Responsive image

Responsive image

Responsive image
Responsive image