9012c9c3524b231e23d61430926064

Prosseguem até 17 de maio, as inscrições para o Seminário sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, evento promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE) que será realizado no dia 18 de maio, às 7h, na sede do órgão. Os professores da rede municipal de ensino de Aracaju podem se inscrever e obter maiores informações pelo site www.escolasuperior.mpse.mp.br.

O seminário tem por objetivo reafirmar o compromisso do Ministério Público na defesa dos direitos e proteção integral de crianças e adolescentes, além de mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater, permanentemente, a violência sexual infanto-juvenil.

Violência sexual

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), divulgados pelo “Mapa da Violência 2012: crianças e adolescentes do Brasil”, revelam que a violência sexual representou 20% dos casos notificados por violência em menores de 19 anos no ano de 2011.

Esse percentual corresponde a 10425 crianças e adolescentes vítimas desse tipo de violência, sendo a grande maioria (83,2%) do sexo feminino. O provável agressor, na maior parte dos casos, foi o um amigo ou conhecido da família (28,5%), seguido em conjunto pela família nuclear (26,5%). Entre 2012 e 2015, em Sergipe, 3.376 crianças e adolescentes foram vítimas de violência, abuso, exploração sexual, abandono, maus-tratos, dentre outros.

Programação

O evento terá início às 7h30 com um Grupo Teatral que abordará o tema “Sensibilidade com o Projeto Vira Vida”. Em seguida, às 8h, acontece a abertura oficial que será feita pela promotora de Justiça do MPE, Miriam Teresa Cardoso Machado, diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência.

A partir das 8h30, será feita a apresentação da pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão Social (SEIDES), por meio do Instituto Prodoc (Programa de Apoio a Projetos Institucionais) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), sobre vítimas de abuso e exploração sexual em Sergipe.

Os trabalhos serão retomados às 10h30 abordando a questão da Implantação de Fluxos de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso e Exploração Sexual e Indicativo para a Implementação. Ao meio-dia, ocorre o encerramento do evento com a palavra da promotora Miriam Teresa Cardoso Machado.

Fonte: Prefeitura de Aracaju