Um novo vírus que foi identificado e é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, conhecido como Febre Chikungunya foi registrado no município de Feira de Santana (BA). Com isso, as autoridades sanitárias de Sergipe estão em alerta.
?É uma doença transmitida por vírus e é comum febre, dor de cabeça, coceira na pele, os mesmos sintomas iniciais que a dengue. Com o passar dos dias, a pessoa começa a sentir fortes dores nas articulações, principalmente nos pulsos e tornozelos?, afirma a Gerente de Endemias da SES, Sidney Sá.
O mosquito Aedes albopictus que é encontrado em zonas rurais também transmite o vírus. A prevenção é a mesma e os cuidados redobrados. ?É importante que a população tenha conhecimento, nada de assustador, mas é importante que se tenha os devidos cuidados pra que a gente consiga controlar e evitar mais essa doença na cidade, no nosso estado?, enfatiza Sidney.
Os mais vulneráveis são crianças e idosos, mas todos devem se cuidar. A Secretaria da Saúde informou que já está capacitando os profissionais para atuar se houver registro de algum caso.
?Nas próximas semanas, estaremos realizando reuniões com coordenadores de vigilância epidemiológica e atenção básica para está orientando e mobilizando todo o órgão?, finaliza a gerente.
Fonte: G1 Sergipe