turismo religioso em sergipe

O turismo religioso tem se consolidado como uma importante estratégia de desenvolvimento em diversas cidades do país. Segundo dados do Governo Federal, a atividade movimenta mais de R$ 15 bilhões por ano no Brasil, gerando oportunidades para artesãos, pequenas indústrias, comércio de artigos religiosos e o setor de serviços.

Em Sergipe, apesar da variedade de atrativos, as cidades ainda não conseguem explorar seus potenciais, perdendo assim uma importante oportunidade para dinamizar suas economias. Essa realidade, porém, está próxima de ser mudada. O Sebrae realizou um diagnóstico para avaliar o potencial do turismo religioso nas cidades de São Cristóvão, Laranjeiras, Divina Pastora e Cristinápolis. Os trabalhos foram conduzidos por Kater Filho, especialista em Marketing Religioso e membro do Instituto Brasileiro de Marketing Católico.

Em junho deste ano ele visitou esses locais para conhecer as principais igrejas, os pontos turísticos, as festas religiosas e conversar com os párocos, representantes das prefeituras e lideranças comunitárias. O resultado do diagnóstico apontou que as localidades têm potencial para explorar esse tipo de turismo, podendo assim desenvolver estratégias para atrair turistas por meio de roteiros práticos e fáceis de montar. “Do ponto de vista religioso as quatro cidades têm atrações relevantes. Temos a procissão de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão, as igrejas e o túnel dos jesuítas em Laranjeiras, o santuário e a festa em homenagem à Divina Pastora, além do Monte Carmelo e de sua procissão em Carmópolis. Essas atividades têm um apelo muito grande e se trabalhadas corretamente podem atrair um número maior de visitantes em relação ao que já conquistaram hoje”, explica Kater Filho.

Porém, de acordo com o consultor, as cidades carecem da infraestrutura básica e essencial, como hotéis, restaurantes, pousadas e estacionamentos, para recepcionar os turistas. Outro ponto que merece destaque é a necessidade de os gestores públicos trabalharem em conjunto com a Igreja para que as atrações sejam bem exploradas. “Percebemos que em alguns locais já existe essa sinergia, mas em outros as discussões ainda precisam avançar muito. Sem essa união de esforços não é possível viabilizar as ações que possam promover a exploração desses atrativos”. Kater salientou ainda que todas as quatro cidades também possuem atrações não religiosas que também podem ser exploradas, mas que demandam altos investimentos para que possam se tornar interessantes para receber visitas.

Termo de cooperação – Para tentar viabilizar algumas ações que estimulem o turismo religioso nessas regiões, o Sebrae e as Prefeituras pretendem assinar um Termo de Cooperação com a proposta de criação de um Plano Estratégico para cada município. O assunto será discutido com os gestores municipais em reunião marcada para o próximo dia 11, na sede do Sebrae, em Aracaju. “Queremos discutir os compromissos que devem ser assumidos pelas entidades para que possamos começar os trabalhos. O Plano contemplará uma série de iniciativas que serão realizadas para ampliar a divulgação nacional desses destinos turísticos, além torná-los mais atrativos aos visitantes”, explica a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae em Sergipe, Maria Júlia Vasconcelos.

A proposta foi comemorada pelo pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora de Divina Pastora, Helelon Bezerra, um dos entusiastas da ideia. “Esse é um passo importante que estamos dando para que as cidades estejam sintonizadas em torno do mesmo objetivo. Queremos que haja um diálogo aberto entre as Prefeituras, o Sebrae e a Igreja para que possamos concretizar as ações e explorarmos bem nossos atrativos, assim como já acontece em outras cidades brasileiras”. A ideia dos gestores é que em Sergipe possa ser repetido o sucesso alcançado em roteiros como o de Aparecida (SP), que recebe em torno de 11 milhões de romeiros por ano e Trindade (GO), local da Festa do Divino Pai Eterno Eterno, que atrai 1,5 milhão de pessoas anualmente.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)