chicungunya

Os kits de testes rápidos para identificar o vírus Zika chegaram a Sergipe e devem ser utilizados a partir de sexta-feira (19). A expectativa é que o resultado saia no máximo em 30 dias, metade do tempo atual de espera. Até então as amostras de pacientes tem sido enviadas para outros estados. Somente este, ano já foram notificados 75 casos suspeitos de Zika em Sergipe. Em 2015, foram 125.

De acordo com informações do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão no estado para ajudar a identificar a relação entre Zika e microcefalia.

O Ministério da Saúde atualizou no fim da manhã desta quarta-feira (17) que Sergipe tem 185 casos de microcefalia notificados em 2015 e 2016. Segundo o Lacen, até agora não foi possível confirmar nenhum caso relacionado à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Os pesquisadores vão visitar o município de Itabaiana, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e mais uma unidade de saúde para fazer coletas de materiais. Em uma coleta feita pelos estudiosos será possível identificar a presença do Zika e da Febre Chikungunya. Os pesquisadores deverão ficar no estado até sábado (20).

Fonte: G1 Sergipe