Notícias

Sergipe recebe o maior encontro de parlamentares da América Latina

Realizada anualmente pela Unale, a Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (CNLE ) chega à sua 20ª edição. A expectativa é de receber mais de 1.500 participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades, com o maior encontro de parlamentares da América Latina, que será realizado nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes (UNIT).

unale

“Rediscutindo o Brasil” é o tema do evento que tem o objetivo de formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística, e contará com a participação de grandes nomes do cenário nacional para palestrar como o ministros Augusto Nardes, Joaquim Barbosa, Dias Toffoli, e Ronaldo Nogueira. Os convidados debaterão temas como a Governança Pública – O desafio do Brasil, Desenvolvimento e Segurança Jurídica e o Empreendedorismo em Tempos de Manifestações e Crise, além de representantes de parlamentos estaduais de países da Ásia e das Américas.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo durante os três dias de evento serão ministradas palestras, além de reuniões simultâneas à programação principal. “Os temas apresentados no encontro é de fundamental relevância, devido à atual conjuntura política que estamos vivenciando”, afirmou Bispo concluindo que “contamos com o apoio irrestrito da Unale, bem como dos presidentes das Assembleias dos outros estados do Brasil, para a realização do evento. Me sinto muito feliz, e com uma responsabilidade grande de mostrar Sergipe para o mundo, através da 20ª CNLE.

Segundo o tesoureiro geral da Unale e deputado estadual por Sergipe, Pastor Antônio dos Santos disse que é um momento histórico para o Brasil, e especial para Sergipe. Ainda de acordo com o parlamentar na 20ª conferência será lançado um selo que marca o evento juntamente com o histórico de todas as 19 conferências já realizadas. ” Para nós, é de extrema importância para o fortalecimento político e estrutural para todos que irão participar”, ressaltou.

Antônio dos Santos disse ainda que o Brasil está vivendo a mais profunda crise da história da república devido a crise econômica, política, social, hiper inflação e resseção. “O País está precisando se reencontrar com o desenvolvimento, com o crescimento e com estabilidade. Portanto, o tema Rediscutindo o Brasil é o mais apropriado ao momento”, salientou.

No dia 1, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, discorrerá sobre o tema: Governança Pública – O desafio do Brasil. No dia 2, pela manhã, ministro émerito Joaquim Barbosa fará sua explanação, na sequencia painel discutindo a conjuntura econômica global com os palestrantes Guilherme Afif Domingos, Gilberto Kassab, deputado federal Laercio Oliveira, Fernando Schuler e João Carlos Paes Mendonça, seguindo a programação no período da tarde, mesa redonda abordando as Perspectivas Políticas e Econômicas – Consequências e oportunidades com os palestrantes Gustavo Loyola e Renato Casagrande, como Mediadora a jornalista Salete Lemos, bem como palestra motivacional com Carlos Hilsdorf. No dia 3, Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo será o tema abordado pelos palestrantes Ministro Dias Toffoli, Luciano Barreto, entre outros, em parceria da Unale com o Instituto Legislativo Brasileiro ( ILB – Interlegis) e palestra motivacional com Marcos Rossi.

Fonte: Luciana Botto (Agência de Notícias Alese)

COMPARTILHAR EM:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
X

Mais Vistos do Mês

Feriado terá Emancipa Sunset na Orla Pôr do Sol com shows gratuitos

Ajufest transmite ao vivo os três dias do Arrasta Fé 2026

Legião Urbana Cover-SP traz a Aracaju espetáculo que recria a atmosfera dos shows de Renato Russo

Mais Vistos do Mês

Feriado terá Emancipa Sunset na Orla Pôr do Sol com shows gratuitos

Ajufest transmite ao vivo os três dias do Arrasta Fé 2026

Legião Urbana Cover-SP traz a Aracaju espetáculo que recria a atmosfera dos shows de Renato Russo