agenciabancariabanco

O último dia útil do ano para o setor bancário foi marcado em Aracaju por agências repletas de clientes impacientes com a demora dos atendimentos e não cumprimento da Lei Estadual de nº 3.441, que obriga os servidores a atender o público em tempo máximo de 15 minutos. Durante os dois turnos de ontem, milhares de sergipanos buscaram pagar contas, quitar pendências com as agências e demais transições bancárias antes da conclusão dos serviços que ocorreu pontualmente às 15h, horário local. Ao contrario das demais instituições públicas e particulares, o não funcionamento dos bancos nesta quarta-feira, 31, ocorre em virtude de o setor reservar este dia para realizar um balanço geral do que foi produzido durante o ano de 2014.

Conforme orientação do Sindicato dos Bancários do Estado de Sergipe (SEEB), e Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os clientes que se sentirem na obrigação de efetuar algum tipo de pagamento, ou sacar dinheiro, devem buscar as centrais de auto atendimento, ou caixas lotéricas que funcionam até as 16h, horário local. Mecanismos de atendimento alternativo, a exemplo dos pontos Banese, para aqueles que são clientes do Banco do Estado, é mais uma opção para os sergipanos. Pagamentos nas lotéricas apenas com valor máximo de R$ 700; e saque em cashs apenas no valor de R$ 1.000. Previsto por lei, a interrupção dos bancários hoje é constitucional e as atividades funcionais só serão retomadas a partir das 9h da próxima sexta-feira, 02 de janeiro. Primeiro dia útil de 2015.

Horário reduzido – Já as feiras livres, realizadas nos bairros Siqueira Campos, Santos Dumont, Dom Pedro e conjunto Augusto Franco, começam as vendas a partir das 6h e segue até as 13h, quando todas as barracas começam a ser recolhidas e ruas higienizadas. Já nos mercados centrais e na Central de Abastecimento de Aracaju (Ceasa), o horário de funcionamento segue das 6h às 14h. Também com serviço público alterado em virtude do réveillon, as agências dos Correios atuam das 8h até as 12 horas (horário local), com exceção das unidades situadas nos Centro de Atendimento ao Cliente (CEAC), que estarão fechadas e só retomam as atividades integrais na próxima sexta-feira.

Os três principais shoppings da Grande Aracaju funcionam hoje também em horário diferenciado. Com a perspectiva de conquistar a atenção aqueles brasileiros que deixaram as compras para a última hora, as grandes lojas abrem as portas logo maisàs 9h e seguem até as 18h. Com apenas uma hora de diferença, o Shopping Prêmio, que fica no município de Nossa Senhora do Socorro, funciona das 8h às 17h. Amanhã todos estes centros de compras estarão fechados e reabrirão em horário normal no próximo dia 02 de janeiro. Assim como ocorreu no Natal, os cinemas exibirão a primeira sessão ao meio-dia e os últimos bilhetes serão vendidos até as 16h com previsão de finalização das operações às 18h.

As unidades de supermercados, Extra e Pão de Açúcar, funcionam neste dia 24 de dezembro das 7h até as 19h. Com uma hora de diferença, os estabelecimentos Gbarbosa e Bombpreço funcionam das 7h até as 18h. Estes horários são destinados para todas as unidades do Estado de Sergipe. Amanhã os atendimentos nesses locais permanecem suspensos por determinação constitucional e apenas deve retomar as atividades normais na sexta-feira.

Os Postos de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), a exemplo do Nestor Piva e Fernando Franco, trabalham hoje em horário normal, porém com escala de plantão médicos e demais profissionais. As unidades hospitalares, sejam ela particulares ou estatais, permanecem atendendo as demandas em horário integral conforme exige a constituição federal. A não interdição dos atendimentos também serão respeitadas pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Maternidade de Capela, Unidade de Pronto Atendimento do município de Boquim, e toda a rede de assistência do Serviço de atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Hemose, responsável por promover o serviço de coleta de sangue, irá funcionar no horário das 8h às 12h conforme anunciado na semana passada pela direção da unidade.

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e o Centro de Acolhimento e Diagnóstico por Imagem (Cadi), não funcionam hoje. Clinicas particulares instaladas na capital, ou no interior do estado, promovem atendimentos em horários diferenciados de acordo com a ideologia e missão de cada unidade.

Por Milton Junior(Aracajufest)