A Secretaria de Estado do Turismo, juntamente com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) entregou a Caixa Econômica Federal, o projeto de revitalização e Dinamização da Orla do Rio Cotinguiba e Construção do Anexo do Mercado e Urbanização da Praça do Entorno do município de Laranjeiras. A entrega dos projetos aconteceu nesta quinta-feira (24), quando o secretário José Roberto Lima esteve na superintendência da Caixa, com o prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala. Também participaram da reunião de entrega do projeto a chefe de divisão técnica do Iphan, Marta Charga, a gerente geral da agência da Caixa do DIA, Sirly Filgueira, o coordenador de filial da Caixa, Durcival Santana de Jesus, o coordenador de planejamento de Laranjeiras, Redi Santos e Anderson Renê Santos Silva, coordenador Operacional da Unidade de Coordenação de Projetos do Prodetur – UCP/SE-PRODETUR
O projeto envolve recursos nos valores de R$ 5.220.108,70. Segundo José Roberto Lima, a cidade de Laranjeiras necessitava de uma obra deste porte por ser destaque no cenário sergipano, sendo o berço da cultura, além de possuir um dos conjuntos históricos mais antigos do Estado. ?Laranjeiras é uma das cidades das mais importantes principalmente por conta do seu patrimônio histórico e cultural, que durante anos passou por várias intervenções e recuperação do seu patrimônio histórico. A Orla vai agregar a esse novo momento que é muito importante tanto no ponto de vista de patrimônio quanto de turismo na região.?
Para o prefeito do município, Juca de Bala, essa obra é muito importante para Laranjeiras e que começou a ser elaborado há 2 anos. ?Em 2012 o Iphan começou a elaboração desse projeto e que foi entregue oficialmente a prefeitura em meados de 2013. Essa obra vai mudar todo o entorno do Centro Histórico da cidade e já possui todos os recursos assegurados pelo Ministério do Turismo. Estamos agora vencendo as burocracias que começou desde a elaboração do projeto até a entrega do projeto aqui na Caixa?. Ainda de acordo com o prefeito essa Orla vai melhorar a autoestima dos moradores do município. ?Iremos finalmente realizar toda infraestrutura e urbanização neste local, este projeto vai alavancar não apenas a parte financeira, mas também a autoestima do povo de Laranjeiras?.
O projeto da Orla de Laranjeiras foi inserido no Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística junto ao Ministério do Turismo e será uma obra grandiosa, que mostrará como Laranjeiras está se preparando para firmar-se como Polo Turístico e Cultural Brasileiro, ?A partir desta entrega, vamos aguardar a Caixa analisar e aprovar, para que possamos licitar e dar andamento, a fim de que os projetos sejam executados e com isso fomentar e desenvolver o turismo local,? informou o José Roberto Lima.
Fotos: Carlovancy Andrade
Fonte: Imprensa Setur