Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2014 irá ofertar 51.412 vagas, 29% a mais do que no mesmo período do ano passado. Serão ofertados 1.447 cursos. Participam do sistema 67 instituições: 38 universidades (estaduais e federais), 26 institutos federais, 2 Cefets e 1 centro universitário.

Do total de vagas, 28.802 (56%) serão disponibilizadas na ampla concorrência, 21.142 (41%) fazem parte do sistema de cotas e 1.468 (3%) serão ofertadas em ações afirmativas próprias. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa realizada pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (30).

UFF (Universidade Federal Fluminense), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) são as instituições com maior número de vagas. Os cursos com maior quantidade de vagas são pedagogia, administração e ciências biológicas.

As instituições e as vagas disponibilizadas podem ser consultadas no site www.sisu.mec.gov.br. Os cadastros serão realizados entre 2 e 4 de junho. O sistema ficará aberto até as 23h59 no último dia de inscrição.

Podem participar Sisu os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Segundo o MEC (Ministério da Educação), algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. “Neste caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação”, informou o órgão em nota.

O estudante poderá concorrer a até duas opções de curso e, ao longo do período de inscrição, pode alterar essas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.

A primeira chamada será divulgada no dia 6 de junho e a matrícula deve ser realizada entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada em 24 de junho, quando também será aberto o prazo para inscrição na lista de espera.

Fonte: uol.com.br