Se o estudante não atende às especificações do Prouni, mas também busca por uma vaga na universidade, existem outras formas de seleção e procedimentos de inscrição oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um deles.
O objetivo do sistema é selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior. Estas utilizam a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. Através do site www.sisu.mec.gov.br, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os cursos participantes.
Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes que tenham avaliação positiva nas avaliações do MEC. O cadastro pode ser feito pelo site sisfiesportal.mec.gov.br.
Durante o período de duração do curso, o estudante paga, a cada três meses, o valor máximo de R$ 50, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento.
Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até três vezes o período financiado do curso.
Fonte: iBahia.com