hanseniase6-banner-1

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), preocupada com a saúde de nossas crianças e com o diagnóstico rápido para doenças como hanseníase e verminose, vem, através do Programa de Controle da Hanseníase e da Unidade de Saúde da Família (USF) José Quintiliano, para realizar ações da Campanha de Controle da Hanseníase e Geohelmintíase. Na manhã desta terça-feira, 22, na Escola Municipal Olavo Bilac, no bairro Cidade Nova, foi realizada a campanha para cerca de 250 alunos. O objetivo foi prestar esclarecimentos sobre essas doenças, o que auxilia no diagnóstico precoce e tratamento imediato.

De acordo com a enfermeira da Unidade de Saúde José Quitiliano, Iane Martha, a meta é atingir cerca de 1.500 alunos na faixa etária dos 5 aos 14 anos. Foram entregues às crianças um questionário que deve ser respondido pelos pais ou responsáveis e devolvido à escola.

pma sms escolas hanseniase verminoseAs ações incluem o tratamento coletivo das geohelmintíases por meio da administração de um comprimido antiparasitário (albendazol 400 mg), e busca ativa de casos de hanseníase com distribuição de uma ficha de auto-imagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano (método do espelho), no qual os pais ou responsáveis marcarão as lesões existentes na pele da criança e responderão a um breve questionário que deve ser entregue com um termo de consentimento e agendamento para a administração do vermífugo.

Em relação às verminoses, os casos positivos receberão tratamento de cinco dias. Segundo a enfermeira, nessa faixa etária, as crianças têm maior risco de serem infectadas por parasitas como o Ascaris lumbricoides (lombriga), o Ancilostomideos (amarelão) e o Trichuris trichiura (verme chicote). ?Em relação à hanseníase, os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à unidade de Saúde do seu bairro para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase, sendo priorizado o atendimento conforme as respostas ao questionário. Lembrando que outras escolas municipais ainda serão visitadas?, explicou.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos podendo afetar também a face, os braços, pernas, mãos e pés. Se não for tratada, pode causar incapacidades ou deformidades. A doença é transmitida pela respiração. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Verminoses

As verminoses são infecções no intestino provocadas por parasitas e podem causar sérios problemas de saúde como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. Além disso, as crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem. As verminoses podem ser prevenidas com tratamento e bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro para fazer as necessidades, beber água filtrada e fervida e lavar bem os alimentos antes de consumi-los.

Fonte: SECOM Aracaju