Preocupada em proteger as crianças de nossa capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira, 24, uma reunião com os gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USF), com o intuito de intensificar e atingir a meta proposta pelo Ministério da Saúde, que é de 95% do público-alvo. Até o momento, apenas 45,9% da meta foi atingida. A reunião contou com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulinna Gomes, com o novo coordenador da Rede de Atenção Primária, Murilo Oliveira, com a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, e a com a diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Carvalho Macedo.
Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária, Murilo Oliveira, existe ainda muita dificuldade para atingir a meta de vacinação. ?Não existe caso registrado da doença há 26 anos, isso faz com que os pais relaxem na obrigação de proteger seus filhos dessa doença. Por isso, hoje estamos realizando essa reunião com as gerentes das unidades para traçar estratégias de buscar esses usuários ainda não vacinados e também de ir até eles, não esperar somente que os pais procurem as unidades?, relatou.
Conforme relata o coordenador, é preciso que as Unidades de Saúde e os pais sejam parceiros nessa ação. ?Os pais devem levar os filhos de seis meses a menores de cinco anos às unidades. A poliomelite é considerada erradicada no país, porém não podemos vacilar, pois ainda existem países que tem essa doença, e no Brasil recebemos pessoas de todo o mundo?, informou.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, reforçou aos coordenadores e gerentes das Unidades de Saúde a importância da campanha. ?Essa reunião serve para sinalizar quais têm sido as dificuldades encontradas pelas Unidades, para saber quais os problemas que estão sendo encontrados para que essa meta não seja atingida. É um momento também de ouvir e pensar em estratégias que colaborem com o avanço das vacinas em nossa capital?, pontuou a coordenadora, aproveitando para alertar aos pais que o Ministério da Saúde, até agora, não sinalizou prorrogar a campanha, então, as vacinações terminam no dia 31 de agosto.
Novas estratégias
?Cada gerente vai pensar no que melhor se adaptar a sua região, montando estratégias eficazes para atingirmos a meta, na próxima quinta-feira, 27, iremos nos reunir de novo, para analisar os resultados?, salientou a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard.
A diretora de Atenção à Saúde, Gildete Maria Carvalho Macedo, explica que foi sugerido pelas próprias gerentes a utilização de outros espaços para divulgar a campanha, como creches, escolas, igrejas, para poder divulgar a toda essa população. ?Vamos estudar a possibilidade de abrir algumas Unidades de Saúde aos sábados, lembrando a população que existem dez Unidades de Saúde com horário estendido, onde os responsáveis podem levar essas crianças das 17h às 20h. É importante ressaltar aos pais que vacinar é um ato de amor e proteção!?, frisou a diretora.
Fonte: SECOM Aracaju