Em conformidade com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), já reduziu em 20% o número de acidentes com vítimas fatais em comparação com o ano passado. De janeiro a junho de 2014, 45 óbitos foram registrados pelo órgão, enquanto que 36 foram registrados no mesmo período de 2015.
O “Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Um Pacto pela Vida”, proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e pelo Ministério da Saúde tem a meta de estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre no prazo de dez anos. Atenta a isso, a Superintendência, por meio da equipe de Educação, realiza ações educativas em escolas e pelas ruas e avenidas da cidade, abordando temas como o uso do cinto de segurança, o respeito às leis de trânsito e à faixa de pedestres. A intenção é chamar a atenção de todos para o respeito às leis de trânsito e por consequência, reduzir os índices de mortes em acidentes.
Além do investimento em campanhas de conscientização, a Superintendência realiza intervenções no trânsito da cidade, para reduzir pontos de congestionamento e acidentes. Bons exemplos disso são as mudanças de circulação realizadas nos bairros Jardins e Grageru. O estudo da região, desenvolvido pela Diretoria de Planejamento e Sistemas do órgão, diminuiu o fluxo de veículos na avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral e na rua Oscar Valois Galvão; recebendo elogios dos moradores e condutores da região.
Ainda com o foco na redução do número de acidentes, no início do mês de setembro foi implantado a fiscalização eletrônica, que disciplina o trânsito na cidade. Somente no mês de outubro, houve uma redução de 80% dos acidentes em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, se diz satisfeito com a redução dos índices e acredita que até o final do ano mais dados positivos serão registrados. “A nossa missão é reduzir cada vez mais esses índices de acidentes, por isso, nós trabalhamos diariamente com esse intuito. Acabamos de implantar a primeira etapa da fiscalização eletrônica no município e já registramos esse dado de 80% de redução. Até o final da implantação, acredito que os índices serão ainda mais animadores”, comenta Nelson.
Fonte: SECOM Aracaju