Sopa é um alimento líquido ou pastoso, umas vezes feita somente de pão e água, outras com cereais e, ainda, hortaliças e carne de diversos tipos. Presente na alimentação humana desde que o homem pré-histórico encontrou um meio de aquecer a água para cozer alimentos – a sopa foi, provavelmente, a primeira comida elaborada e criativa da História, já que resulta da mistura de ingredientes e estes são praticamente infindáveis. Afinal, diz a lenda, que, havendo água, até de pedra se pode fazer uma sopa.
A imensa maioria dos países do mundo tem suas sopas prediletas. O caldo verde e a canja portuguesa, o gazpacho (a base de tomate) espanhol, o minestrone (massa, feijão, legumes e lingüiça) italiano, a bouilabaisse francesa (a base de peixe, frutos do mar e legumes), o missoshiro japonês (a base de pasta de soja), o bortsch russo (a base de beterraba), a oxtail inglesa (de rabo de boi). No Brasil, temos a mineira (fubá torrado com ovo e couve), caldo de mocotó, de feijão, dentre outras.
As sopas e cremes podem ser feitos literalmente de qualquer coisa (segundo a lenda, até de pedra), sendo assim um alimento acessível a todas as classes sociais. Elas possuem a vantagem de reter os nutrientes dos ingredientes no seu caldo, tornando-as bastante saborosas e nutritivas.
Em grande parte do mundo, as sopas e cremes são servidos como entrada, no inicio de uma refeição. No Brasil, normalmente são servidos como refeição principal. Independente do costume de cada país é sempre uma opção deliciosa de alimentação.
Hoje vamos conferir algumas receitinhas de sopas bem gostosas e nutritivas!
CALDINHO DE FEIJÃO
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picada
1 caixinha de Feijão Preto Pronto para Temperar Camil
1 cubo de caldo feijoada
1 xícara de chá de água quente
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
crouton integral
Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o Feijão Preto Pronto para Temperar Camil o caldo feijoada dissolvido na água. Bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Leve novamente ao fogo e deixe ferver por cerca de 3 minutos ou até obter a consistência desejada. Sirva em seguida, polvilhando salsa, cebolinha e croutons sobre o caldinho.
Sugestão: utilize molho de pimenta a gosto para obter uma porção picante.
Rendimento: 4 porções
(Fonte: nutricionista Maria Fernanda Elias)
SOPA DE ESPINAFRE COM RICOTA
Ingredientes
Um maço de espinafre limpo
Um litro de caldo de vegetais
Uma colher (sopa) de cebola ralada
Sal a gosto
Uma xícara (chá) de leite desnatado ou leite isento de lactose
Uma colher (sopa) de farinha de trigo ou de amido de milho
Uma colher (sobremesa) de azeite
Modo de preparo
Refogue no azeite a cebola e o espinafre. Junte o caldo e deixe ferver. Bata no liquidificador e depois passe pela peneira. Misture o leite com a farinha e junte à sopa. Tempere com sal e deixe ferver.
Para as bolinhas de ricota:
Ingredientes
200 g de ricota / sal a gosto
noz-moscada a gosto / 1 clara
Bolinhas de ricota
Amasse a ricota com o garfo, misture o sal, a noz-moscada e a clara. Deixe descansar por 30 minutos. Faça as bolinhas e coloque-as no caldo quente.
(Fonte: nutricionista Débora Vargas)
SOPA DE MILHO
Ingredientes
3 xícaras (600ml) de água
2 xícaras (chá) de milho verde
2 folhas de louro
1/2 cebola cortada em cubos
1 dente de alho amassado
Noz-moscada, sal e salsa picada a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, leve para ferver a água, o milho, o louro, a cebola e o alho por 20 minutos. Reserve em uma tigela alguns grãos de milho e retire o louro. Espere amornar, bata o caldo no liquidificador, tempere com noz-moscada, sal e salsa e cozinhe por mais 5 minutos. Acrescente o milho reservado e sirva.
Rendimento: 2 Porções
(Fontes: Correio Gourmand | cremesesopas.com.br)
Dúvidas, sugestões, dicas, curiosidades… é só entrar em contato conosco:[email protected].
Ciclo Nutri
www.ciclonutri.com