Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (12/9), a SSP e os organizadores do Pré-Caju definiram o planejamento de atuação da segurança pública na tradicional festa pré-carnavalesca de Sergipe. As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar estarão atuando durante os três dias de evento na Orla de Atalaia. O Pré-Caju acontece entre os dias 8 e 10 de novembro. 
 
Assim como nas edições anteriores, o planejamento da SSP para o Pré-Caju já começa com as ações prévias de segurança, a exemplo do acompanhamento do projeto da estrutura do Pré-Caju 2024. “Atuamos na parte prévia verificando as medidas de segurança que o evento deve conter. Com a autorização, a gente inicia o emprego das equipes para prover toda a segurança”, conta o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso. 
 

Ainda segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, para a efetividade do planejamento da segurança pública é necessário a integração entre as instituições que integram a SSP. “É uma ação que conta com a integração entre todas as forças de segurança pública”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros. “A expectativa da corporação é ampliar o efetivo de emprego operacional de bombeiros militares para garantir a tranquilidade do Pré-Caju”, conclui. 

 

Com planejamento de atuação integrado a SSP, a Polícia Civil tem por objetivo garantir a segurança pública dos foliões e de toda a população. “Vamos reforçar a estrutura da Delegacia de Turismo (Detur) para melhor atender a população. Também iremos reforçar, no trabalho de polícia judiciária, a questão do combate aos furtos de celulares”, explicou o delegado-geral Thiago Leandro. 

 

De acordo com o comandante da corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, a Polícia Militar irá atuar de forma ostensiva com um efetivo diário de 1,5 mil policiais. “Fazendo o policiamento em patrulhas e também de forma periférica. O planejamento está muito bem elaborado, e temos certeza de que teremos um evento com muita tranquilidade e muita paz”, ressaltou. 

 

O assessor jurídico do Pré-Caju, Nilson Socorro, destaca que a reunião com a SSP trouxe uma expectativa de alinhamento entre as instituições visando a segurança pública dos foliões e de toda a população sergipana. “A expectativa é das melhores. Hoje, estamos alinhando esse planejamento para termos o sucesso das edições anteriores, destacado pela segurança de um evento aberto ao público”, pontua.

 

Venda de abadás

O planejamento da SSP também contempla o monitoramento de ações envolvendo a venda de abadás falsificados, assim como ressaltou Thiago Leandro. “Ano passado surgiu essa modalidade de crime que acaba prejudicando as pessoas. Ano passado, fizemos prisões em flagrante pela prática dessa modalidade criminosa”, relembrou o delegado-geral, enfatizando que as investigações serão intensificadas neste ano.