Um trunfo na cozinha

Com alguns truques é posível fazer receitas deliciosas com carne moída

foto principal

Carne moída é um coringa na cozinha de toda casa. Refogadinha e bem temperada com alho, ela pode servir como um excelente recheio para tortas, massas e gratinados. Além de muito prática, ela é também bastante econômica, se for comparada às outras peças de boi.

Alguns passos são importantes na hora de preparar a carne. O primeiro é eliminar a água. Quando moída gelada ela solta muita água. Portanto, tire-a da geladeira minutos antes para que fique em temperatura ambiente.

Ao preparar a carne, refogue-a somente em óleo ou azeite. Quando ela estiver cozida e bem soltinha você deve acrescentar os demais temperos. Deixe a cebola dourar e só depois coloque o alho na panela. Como ele frita mais rápido, essa é a única maneira de evitar que a carne fique com gosto de queimado. Se desejar dá mais sabor, misture pedaços de bacon moído.

Para retirar aquele gostinho de carne sebosa, tente adicionar limão na sua preparação. Vai dar um toque especial e ainda deixar a carne muito mais saborosa. Faça isso mechendo sempre com uma colher para evitar a formação de grumos.

Depois de pronta, essa preparação pode ser ingredientes de diferentes receitas, desde molhos, tortas, ensopados ou guisados, bolos, omelete, recheio de pasteis e empadas, com massas, panquecas e até em churrasco. Enfim, existe um monte de receitas com carne moída que você pode fazer. Pensando nisso, disponibilizamos uma receita deliciosa nesta coluna para facilitar a sua escolha. Aproveite.

RECEITA DA SEMANA

Torta de carne moída e escarola

foto receita

INGREDIENTES

MASSA:

*2 xícaras (chá) de farinha de trigo

*1 xícara (chá) de amido de milho

*½ colher (sopa) de fermento químico em pó

*1 colher (chá) de sal

*4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

*1 ovo grande

*Água ou leite suficiente

*1 gema para pincelar

RECHEIO:

*300g de carne moída

*1 colher (sopa) de óleo de milho

*1 cebola média bem picada

*2 dentes de alho bem picados

*2 tomates sem sementes, picados

*Orégano e salsa a gosto

ESCAROLA:

*1 colher (sopa) de óleo ou azeite

*1 cebola média em tiras

*1 pé de escarola picada

*½ xícara (chá) de azeitona preta em rodelinhas

*1 tomate sem sementes, picado

*Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO

1. MASSA:em uma tigela, coloque todos os ingredientes, juntando água ou leite, aos poucos, até obter uma massa maleável. Embrulhe em um saco plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

2. RECHEIO:refogue a carne com os ingredientes restantes, sem deixar caldo. Reserve e deixe esfriar

3. ESCAROLA:aqueça o azeite e doure levemente a escarola, adicione a azeitona e o tomate, refogue rapidamente e retire do fogo. Deixe esfriar.

4. MONTAGEM:abra a massa entre 2 folhas de plástico e forre uma forma de fundo falso com 25 cm de diâmetro. Recheie com a carne, coloque a escarola por cima e cubra com um disco de massa aberta como a primeira. Com a massa restante, recorte figuras com um cortador de biscoito. Pincele toda a tampa com a gema, cole os recortes para decorar e pincele-os com gema. Depois, leve ao forno, preaquecido a 180 ºC, até assar e dourar, por cerca de 40 minutos. Retire do forno, aguarde 5 minutos e desenforme para servir.

Tipo de Prato:Prato Principal
Rendimento:10 porções
Dificuldade:Média

HARMONIZAÇÃO

Altano-Doc-Tinto

O delicioso Altano possui um corte rico e saboroso de Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca, elaborado na Quinta do Sol, propriedade da famosa família Symington no Douro, na região do Douro, em Portugal.

Produtor: Altano / Symington

País: Portugal

Região: Douro

Safra: 2010

Tipo: Tinto

Volume: 750 ml

Uva: Tinta Roriz. Touriga Franca, Tinta Barroca.

Vinhedos: Vinhedos localizados na região do Douro. Colheita manual e rendimentos limitados.

Vinificação: Rigorosa seleção das uvas. Leveduras selecionadas. Fermentação em cuba de aço inoxidável, onde se faz uma maceração suave a baixa temperatura. Fermentação malolática completa.

Maturação: 4 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 4 meses de garrafa antes de sair ao mercado.

Temperatura de Serviço: 16 a 18ºC

Teor Alcoólico: 13% Vol.

Corpo: Médio

Sugestão de Guarda: Pronto para consumo

Combinações: Carne vermelha, aves e queijos.

Para terminar o mês de outubro de uma forma deliciosa, espero que gostem. Até a próxima semana pessoal!

Abraços,

Osanilde Oliveira