Sistema importado resfria o couro cabeludo durante a quimioterapia e diminui a alopecia relacionada ao tratamento
Enfrentar o câncer é um grande desafio, e que pode ser ainda mais difícil quando pacientes apresentam quadros de baixa autoestima e depressão. Estudos revelam que a queda do cabelo durante o tratamento, um dos efeitos colaterais mais traumatizantes da quimioterapia, incide diretamente nas taxas de desistência e afeta principalmente as mulheres. Para evitar esse quadro, hospitais e diversas clínicas de oncologia de todo o país adotaram uma tecnologia única, que atua de maneira uniforme e estável no couro cabeludo por meio do sistema de resfriamento com um líquido circulante: a Touca Inglesa.
O sistema, criado no Reino Unido pela empresa Paxman, é o único no Brasil com aprovação da FDA (agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), proporcionando segurança ao paciente e eficácia do tratamento de maneira cientificamente comprovada. Mais de 100 mil pessoas em 64 países já utilizaram o sistema Paxman desde que foi lançado no mercado em 1997. No Brasil, desde 2013, já foram realizadas cerca de 43 mil sessões nos principais centros de referência e hospitais do país.
Como funciona
A Touca Inglesa é colocada cerca de 30 minutos antes e não pode ser retirada até uma hora e meia depois da infusão das drogas. O sistema especial resfria o couro cabeludo do paciente a uma temperatura entre 18ºC e 22ºC, o que permite a menor absorção dos fármacos nessa região. O procedimento completo permite que o couro cabeludo fique estavelmente resfriado, graças à circulação do líquido gelado, o que causa diminuição do fluxo sanguíneo nos folículos capilares e evita ou reduz a perda dos fios.
A tecnologia de resfriamento do couro cabeludo vem sendo desenvolvida há décadas, e curiosamente já utilizou até mesmo melancias na cabeça de pacientes, nos primórdios dos estudos. O sistema da Touca Inglesa é o que há de mais moderno e o único com eficácia comprovada por dezenas de estudos realizados ao longo de mais de 20 anos. Em mais de 50% dos casos, os pacientes tratados relataram a diminuição da alopecia a ponto de não precisar usar lenço ou peruca.
A queda de cabelo causa danos que vão muito além do aspecto visual nos pacientes. As consequências são graves e estão ligadas diretamente a problemas de autoestima, depressão e, em alguns casos, até desistência do tratamento. “Evitar a queda de cabelo permite que você fique bem consigo, mantenha a dignidade e autoestima elevada. Além disso, as pessoas não te identificam como alguém doente. Usar o sistema me ajudou a manter a confiança”, relata Patrícia Melo, de 45 anos, que passou por tratamento para câncer de mama e realizou quatro sessões de quimioterapia com o uso do sistema Paxman.
Por inibir a absorção das drogas na região do couro cabeludo, o resfriamento não é indicado para os tipos de câncer hematológicos ou para alguma alergia ao frio. Recentemente, a FDA expandiu o uso da Touca Inglesa para todos os tipos de tumores sólidos.
Paxman Brasil www.paxman.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa