tre testando as urnas

A audiência dos Procedimentos de Carga de Urnas Eletrônicas, realizada no Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), foi iniciada ontem, 16. O evento, que dá prosseguimento à Audiência Pública para Geração de Mídias, realizada entre 10 e 12 de setembro, na sede do Tribunal, consiste em inserir nas Urnas Eletrônicas as informações que foram gravadas nas mídias magnéticas na semana anterior.

“Todas as informações necessárias para o funcionamento das Urnas Eletrônicas nas seções serão inseridas aqui neste momento, tais como os programas lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os dados referentes aos candidatos, partidos e eleitores por seção”, contou o secretário de Tecnologia da Informação, José Carvalho Peixoto.

Para a realização dos procedimentos, os técnicos responsáveis por realizar a Carga das Urnas foram divididos em duas linhas de produção. Na primeira, existem 20 mesas (cada uma com um técnico), nas quais são colocadas as Urnas, que receberão as mídias lacradas na geração de mídias. Ao final dessa etapa, um servidor do Tribunal observará o trabalho realizado e após efetuar o checklist, a Urna passa para a segunda linha de produção. Na segunda etapa, o equipamento passa pela lacração física, na qual os técnicos conferem as informações inseridas pela primeira linha de produção. Com o exame concluído, as Urnas são lacradas.

Depois dessas etapas, outra equipe embalará e identificará as Urnas na caixa, disponibilizando cada equipamento em uma prateleira específica. “A cada dia que terminar o ciclo, os equipamentos estarão prontos para serem transportados para os seus respectivos locais de votação. Com a conclusão desse procedimento, as Urnas ficam prontas para funcionar no dia da Eleição”, concluiu o secretário da STI. A Audiência dos Procedimentos de Carga de Urnas Eletrônicas, que contou também com a presença do juiz Federal Fernado Escrivani Stefaniu prosseguirá ainda nos dias 17, 18, 19, 22, 23, 24 e 25 de setembro, das 8 às 12h e das 14 às 18h.

Fonte: Por Milton Júnior (Aracajufest)