Quem levou os filhos para receberem vacinas ou consultas com médico do SUS nesta sexta-feira, 10 de Outubro, foi surpreendido com mobilizações pelo Dia das Crianças. Diversas Unidades de Saúde da Família em Aracaju abriram o expediente com ações de lazer, prevenção e promoção em saúde voltadas para o público infantil. Estiveram mobilizadas as USFs Hugo Gurgel, no Bairro Coroa do Meio, Maria do Céu, no Centro, Osvaldo Leite e Elizabeth Pita, ambas situadas no Santa Maria. No bairro Siqueira Campos, o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) também levou alegria para crianças e responsáveis numa manhã de lazer com brincadeiras e palestra sobre alimentação saudável.
Em cada bairro, foram ofertadas atrações como apresentações teatrais com agentes comunitários de Saúde, brincadeiras, pinturas, pula-pula, algodão doce, atividades lúdicas sobre higienização da boca, palestras com profissionais da saúde, atualização do calendário de vacinas e apresentação musical com Projeto Sons no SUS. As atividades foram promovidas pelas equipes e coordenações dos serviços de saúde e contou com a colaboração de diversos setores que compõe a Secretaria da Saúde como Programa Saúde da Criança, Programa de Saúde Bucal, Núcleo de Nutrição, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Núcleo de Projetos Inovadores.
Os pais e responsáveis que levaram filhos para participarem das atividades elogiaram a iniciativa. Este é o caso da diarista Flávia Tavares que levou o filho Alex Bruno para se divertir durante a manhã de lazer que aconteceu no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente. “Achei essa mobilização muito válida e saudável. Fazer algo pelas crianças é fundamental e mostrar para os pequenos que o ambiente de cuidados com a saúde é um ambiente bom, faz com que elas cresçam com referências boas sobre a importância e os benefícios de cuidar da saúde”, afirmou.
Nos serviços de saúde, dias antes, a mobilização foi intensa para que as atividades acontecessem. A gerente do Cemca, Jackeline Santos Passos, revelou que o centro atende, em média, 140 crianças por dia. “Resolvemos fazer algo diferente esse ano. Além das brincadeiras, abordamos temas importantes como a obesidade infantil e os benefícios da alimentação saudável”, disse.
Já a gerente da USF Hugo Gurgel, Luciana Araujo, reforçou que no bairro Coroa do Meio a intervenção também abordou temas atuais como os direitos das crianças e adolescentes. “Tivemos uma participação muito bonita dos agentes comunitários de saúde que fizeram apresentações teatrais e os dentistas orientaram sobre saúde bucal e higiene”, explica.
Na Unidade de Saúde da Família, Maria do Céu, no Centro, houve a colaboração de conselheiros locais de saúde que pediram autorização dos pais e reuniram meninos e meninas para levar ao evento.
A gerente Maria das Graças Nunes destaca que a realização do Dia das Crianças representa um fortalecimento das atividades coletivas de educação em saúde. “Já mobilizamos rotineiramente diversos grupos, promovendo o cuidado em saúde e prevenção. Para o Dia das Crianças, toda a unidade foi mobilizada, o pessoal da odontologia fez palestras, ofertemos lanches e brincadeiras. Nossos agentes de saúde também conseguiram doações de brinquedos feitas pelos comerciantes do bairro para que promover um belo sorteio”, disse.
Fonte: SERCOM Aracaju