nestor piva1

Durante o feriadão de Páscoa – 2 a 5 de abril – as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracaju atenderam 3.138 pessoas, divididas entre atendimentos clínicos, ortopédicos, cirúrgicos e pediátricos. Já na Urgência Odontológica, que funciona na UPA Nestor Piva – Zona Norte – foram realizados 31 procedimentos durante o período.

De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da Saúde de Aracaju, Renê Porto, o fluxo de atendimento nas UPAs tem sido mais intenso nos últimos dias, agravado pelo quadro de virose, comum neste período. “Temos recebido muitos pacientes com este quadro, que têm lotado a recepção das duas unidades. O feriado transcorreu dentro do esperado, sem grandes intercorrências”.

Localizada no conjunto Augusto Franco, a UPA Fernando Franco – Zona Sul – é referência pediátrica e atendeu 1.370 pessoas, no período entre a última quinta-feira e o dia 5 deste mês. Deste total, 951 foram atendimentos clínicos, 299 pediátricos e 118 cirúrgicos.

Um total de 1.768 pessoas procurou atendimento na UPA Nestor Piva, referência em ortopedia, durante o fim de semana prolongado. Delas, a grande maioria, 1.456 foram casos clínicos, 199 cirúrgicos e 113 ortopédicos. “Somos porta aberta do SUS e atendemos pacientes da capital e também proveniente de outros municípios sergipanos”, destacou Renê Porto.

O coordenador explicou que todos que procuram atendimento nas UPAs de Aracaju e queiram esperar, são atendidos. “Frisamos que todos que procuram a unidade são atendidos conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde. A demora depende do fluxo de pessoas e damos prioridade aos casos mais graves que necessitam de atendimento urgente”.

Renê Porto esclareceu que também é dada prioridade aos casos que chegam através do Samu, bem aos casos previstos em Lei, tais como de idosos, gestantes e deficientes físicos, em detrimento aos demais atendimentos.

Fonte: SECOM Aracaju