phpThumb cache www.aracaju.se.gov.br src988dfda0e41ccfdde61cf125a1620ec5 par32df3178023bb7b71a84b9034b5fa75e dat1432227180

Colaboradores da empresa de transporte Modelo/Halley receberam na manhã desta quinta-feira, 21, a visita dos profissionais da Unidade de Saúde da Família Dona Jovem, localizada no bairro Industrial. O objetivo do encontro foi levar informações sobre tuberculose, porém, na ocasião foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis. A ação ainda contou com os alunos residentes de Medicina da Universidade Tirantes.

De acordo com o gerente da USF Dona Jovem, Wellington França, o convite partiu da empresa, entretanto o tema escolhido veio da necessidade de aproximar ainda mais os funcionários da transportadora dos serviços oferecidos na unidade de saúde. ?Os funcionários da empresa Modelo/Halley trabalham diariamente em contato com várias pessoas, o que possibilita uma maior facilidade para contágio com determinadas doenças, por conta desta vulnerabilidade. Trouxemos a palestra sobre tuberculose porque ainda é um assunto pouco conhecido da população e que possui tratamento gratuito na Rede Municipal de Saúde?, explicou.

Para o auditor de Recursos Humanos da empresa, Ítalo Mateus de Lima Souza, a necessidade de trazer para os colaboradores mais informações, partiu da ideia de que tudo relacionado à saúde deve ser de conhecimento de todos. ?Buscamos a colaboração dos profissionais da USF Dona Jovem para trazer até nossos profissionais informações atuais, melhorando assim o nível de formação de todos nós. Todo tipo de informação que venha a colaborar com a qualidade de vida de nosso pessoal é sempre bem-vinda, por isso enaltecemos a escolha do assunto (tuberculose) e também a iniciativa de realizar os testes rápidos?, pontuou.

Para a médica da USF Dona Jovem, Silvana Andrade Galvão Hagen, a ação certamente despertou o interesse dos participantes quanto ao olhar para si mesmo. ?Como o público presente, em sua maioria, foi composto por homens, nossa palestra deu o tom de uma conversa, onde aproximamos-os dos assuntos tratados. O objetivo foi despertar nestas pessoas a procura pelo cuidado com a saúde, pelos serviços oferecidos na unidade. Temos que frisar também a contribuição dos estudantes de Medicina da Unit, que deram sua parcela de contribuição ao trabalho?.

Para o eletricista Diego de Alcântara Santos, a manhã foi para tirar dúvidas e aprender assuntos novos. ?Alguns temas eu já tinha conhecimento, porém é sempre bom reforçar com novos dados. Gostei bastante da participação dos profissionais da unidade da saúde e de como eles abordaram os assuntos. Tiramos muitas dúvidas e certamente, ficaremos mais alerta quantos aos sintomas da tuberculose, por exemplo. Também nos preocuparemos mais com a prevenção de doenças e a realização de exames periódicos?, frisou.

Fonte: Prefeitura de Aracaju