mulher

A faixa na entrada da Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas, foi colocada para convocar a população a participar do encerramento das comemorações do mês da mulher. Quem esteve na unidade pôde realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, medição de glicemia, além de assistir a palestra educativa sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para levar serviços de promoção à saúde ao público feminino.

Para gerente da unidade, Fabíula Tavares, é muito importante realizar esse tipo de ação, já que elas chamam a atenção dos usuários para a prevenção das DSTs. “Nosso publico alvo, hoje, foram as mulheres, mas os homens também atenderam ao chamado e compareceram para realizar os exames. A gente fica muito feliz em perceber que a população tem se preocupado cada vez mais com a saúde. Além disso, essa também é uma de nos aproximarmos e estreitarmos, cada vez mais, os laços com os nossos usuários”, frisou.

Segundo explicou a referência Técnica do Programa Municipal DST/Aids, Marília Uchoa, foram ofertados, apenas nesta terça-feira, 150 testes rápidos. “Quem está realizando o exame vai sair daqui tendo o conhecimento do seu status sorológico. A gente sabe que hoje em dia quem vê cara não vê DST, então é essencial que todos aqueles que tiveram um comportamento de risco, ou seja, tiveram uma relação sexual sem usar preservativo, façam esses testes”, explicou.

Marília ressaltou ainda que essa também é uma maneira de divulgar o trabalho do Programa Municipal DST/Aids e explicar que os testes rápidos estão acessíveis a qualquer pessoa. “A gente precisa massificar a importância desses exames. A comunidade precisa saber que os testes rápidos estão disponíveis, tanto na Unidade Básica quanto no Centro de Testagem Rápida e Aconselhamento (CTA), que fica no Centro de Especialidades Médicas (CEMAR) do Siqueira Campos”.

Moradora do Orlando Dantas, Henriqueta Andrade, foi até a USF tomar uma vacina e aproveitou para fazer os testes rápidos. “É a primeira vez que eu tenho a oportunidade de realizar os testes e achei muito legal esse serviço que está sendo oferecido aqui de uma forma tão rápida”, comemorou.

Fonte: Prefeitura de Aracaju