O Grupo de Convivência da Unidade de Saúde da Família (USF) Niceu Dantas, localizada no Mosqueiro, realiza várias atividades que envolvem apresentações culturais, como samba de coco, reisado, quadrilha e samba de pareia. O grupo, que é conhecido como ?Viver a Vida?, possui 30 participantes e já existe há cinco anos.
De acordo com a assistente social da unidade, Alana Gois, o grupo não é formado apenas por idosos, mas também por pessoas que possuem doenças crônicas. ?Esse grupo é um trabalho que realizamos de integração social, nosso objetivo é fazer atividades educativas, o grupo sempre traz informações, rodas de conversas sobre diversos temas, além das atividades de lazer e dos passeios. Sempre visando melhorar a saúde de um modo geral, não só a saúde física como também a saúde mental. Essas atividades diminuem o número de medicações, pois uma das nossas participantes diz que usa menos remédio de depressão depois que começou a participar do grupo?, explica a assistente.
Alana Gois ainda destaca que como o povoado Mosqueiro tem uma cultura popular muito forte, além das atividades educativas o grupo de convivência possui outros pequenos grupos que fazem apresentações na comunidade. ?Somos convidados nos eventos para realizar apresentações culturais. Temos grupo de reisado, samba de côco, quadrilha, estamos montando o samba de pareia, e ainda temos um grupo que participa de um coral?, afirma.
Para Rosenilce Nascimento, que é participante do Grupo de Convivência há cinco anos, todas as atividades valem a pena participar. ?Participo de todas as atividades, do samba de côco, reisado, da quadrilha e do samba de pareia. A convivência entre os participantes é muito boa, não tenho nada a reclamar, é uma amizade muito boa, somos bem criativos e unidos?, destaca.
Fonte:Aracaju.se.gov.br